Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19 mantém europeus em casa e já há cidades 50% menos poluídas

Quebra mais substancial deu-se em Paris, onde as concentrações de dióxido de azoto caíram em 54% face ao mesmo período do último ano.

Covid-19 mantém europeus em casa e já há cidades 50% menos poluídas
Notícias ao Minuto

11:35 - 16/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A pandemia do novo coronavírus levou a que a larga maioria dos países europeus adotasse medidas de confinamento, como forma a minimizar o risco de contágio, e os primeiros sinais recolhidos em várias cidades indicam que o ambiente... já começa a agradecer.

Um balanço publicado, esta quinta-feira, pela Agência Espacial Europeia revela que os mais recentes dados recolhidos pelo satélite Copernicus Sentinel-5P mostram uma significativa queda na poluição de várias cidades.

A mudança mais significativa deu-se em Paris, onde, entre 13 de março e 13 de abril de 2020, se registou uma queda de 54% nas concentrações deste composto na atmosfera em comparação com os dados registados no mesmo período do último ano.

A tendência repete-se noutras das regiões mais afetadas pelo continente, como é o caso de Madrid, Milão ou Roma, onde a quebra na poluição rondou os 45% no mesmo período tempo.

Henk Eskes, diretor do instituto meteorológico dos Países Baixos (KNMI), explica que se tratam de "consideráveis variações na meteorologia de todos os países de um dia para o outro", o que acaba por criar "um grande impacto na dispersão de dióxido de azoto".

"Os dados médios registados ao longo de largos períodos de tempo permitem-nos ver claras mudanças nas concentrações provocadas por atividade humana", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório