Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Aos 99 anos, Tom Moore inspirou o país e angariou milhões para SNS inglês

O que começou por ser um desafio para ganhar 1.000 libras para o serviço nacional de saúde do Reino Unido converteu-se numa campanha de angariação a nível nacional e que inspirou os britânicos.

Aos 99 anos, Tom Moore inspirou o país e angariou milhões para SNS inglês
Notícias ao Minuto

11:18 - 16/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Tom Moore era um nome pouco conhecido no Reino Unido, mas poucos dias chegaram para a história deste veterano de guerra inspirar a população britânica naquilo que foi uma enorme campanha de angariação de fundos para o serviço nacional de saúde inglês.

Aos 99 anos, o capitão Moore, que combateu na II Guerra Mundial, sobrevivente de cancro, lançou-se numa iniciativa de cumprir por 100 vezes os 25 metros de um círculo em redor do seu jardim antes de perfazer 100 anos de idade, o que vai acontecer a 30 de abril.

Em troca, este veterano de guerra pediu que as pessoas doassem 1.000 libras ao Serviço Nacional de Saúde britânico para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus.

Tom Moore, que se apoia num andarilho para caminhar desde que fraturou a anca, completou esta quinta-feira o desafio, numa iniciativa que lhe permitiu angariar mais de 12 milhões de libras, o equivalente a 13,7 milhões de euros, para o serviço público de saúde do Reino Unido.

“Para todas aquelas pessoas que estão a debater-se com dificuldades neste momento: o Sol brilhará outra vez sobre vocês e as nuvens vão desaparecer”, afirmou o veterano de guerra britânico, vestido com um blazer e gravata e envergando as suas medalhas de guerra, após completar o percurso a que se propôs.

"Temos todos de nos lembrar que sairemos disto no fim e vai ficar tudo bem. Pode levar tempo. No fim, estaremos todos bem outra vez", acrescentou, citado pela agência Reuters.

Natural de Yorkshire, no norte de Inglaterra, o capitão Tom Moore esteve ao serviço, durante a II Guerra Mundial, na Índia, na Birmânia e em Sumatra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório