Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Abrir ou não as janelas de casa? Eis a questão

Cientistas defendem que manter as janelas abertas pode reduzir o risco de propagação do novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, dentro de casa.

Covid-19. Abrir ou não as janelas de casa? Eis a questão
Notícias ao Minuto

12:56 - 16/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cuidados Covid-19

Abrir as janelas e os cortinados não só permite que o ar flua, assim como previne que o vírus se instale nas superfícies, sugerem especialistas. 

Apesar de ainda ser discutível por quanto tempo o novo coronavírus ou Sars-coV-2 permanece nas superfícies, estudos já detetaram que o vírus pode fixar-se em plástico e no aço inoxidável por até três dias após o primeiro contacto. 

Entretanto, estudos prévios relativos a outros tipos de vírus sugerem que a luz natural pode dificultar a propagação do Sars-coV-2 dentro de casa. 

Cientistas da Universidade da California explicaram que abrir as janelas de modo a permitir a entrada de luz natural em espaços fechados ajuda a "desintegrar" resquícios do novo coronavírus

Um estudo anterior relativamente à gripe apurou que a sua semi-vida - tempo que leva a que o vírus fique inativo - era de 31,6 minutos num quarto fechado, comparativamente a 2,4 minutos quando o mesmo espaço esteve exposto a luz solar.

Ainda assim, os cientistas alertam que ao contrário de algumas informações que circulam em alguns media e redes sociais - os raios UV não têm de forma alguma a capacidade de destruir o novo coronavírus

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório