Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Luvas podem aumentar risco de Covid-19. É assim que as deve usar

Com o objetivo de prevenir a infeção pelo novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, muitos indivíduos começaram a utilizar luvas descartáveis sobretudo quando têm de sair de casa. Todavia, a verdade é que nem todos sabem usá-las adequadamente.

Luvas podem aumentar risco de Covid-19. É assim que as deve usar
Notícias ao Minuto

07:41 - 13/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Apesar das luvas terem potencialmente um efeito protetor, os especialistas estão a alertar que se forem usadas incorretamente o acessório pode afinal colocar a pessoa em risco de ficar infetado com o novo coronavírus ou Sars-coV-2. 

Se por um lado as luvas podem constituir uma barreira entre a pele e aquilo em que tocamos, por outro lado também podem propiciar o aumento da contaminação. 

Sobretudo, os médicos sublinham que se opta por usar luvas deve então ter em atenção a forma como as coloca e as retira, de modo a não infetar-se a si mesmo e outras superfícies. 

O Centro de Controlo de Doenças e Prevenção (CDC), agência governamental norte-americana, explica que de forma a tirar as luvas adequadamente deve agarrar o exterior da mesma perto do pulso, tendo muito cuidado para neste processo não tocar na pele nua. 

Notícias ao Minuto© CDC

De seguida deve então retirar a luva do avesso, isto é de dentro para fora - e que assim que a tiver tirado deve segurá-la com a mão que ainda tem luva. 

De seguida e para retirar a segunda luva, coloque os dedos no interior do acessório na zona do pulso e virá-a do avesso enquanto a retira da mão - deixando assim a primeira luva no interior da primeira. 

O CDC alerta ainda para que as pessoas utilizem um par de luvas somente uma vez e que as deitem num caixote do lixo após essa utilização, lavando a seguir as mãos durante pelo menos 20 segundos. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório