O termo cachucho é rapidamente associado a anéis com pedra de tamanho considerável. Nos últimos dias, é provável que o tenha visto associado ao anel de noivado de Georgina Rodriguez, que pode valer quase seis milhões de euros. A verdade é que cachucho também é um peixe e existem várias receitas que pode fazer com ele.
Segundo a empresa, Luis Silvério & Filhos, com sede na Nazaré, trata-se de um peixe "de coloração avermelhada, pouco calórico e muito nutritivo, rico em ómega-3 e ideal para confecionar vários pratos".
Já a empresa de comércio de peixe Vasco Louro revela mais detalhes sobre este peixe e alguns benefícios que tem andado a perder. "É um peixe pouco calórico e muito nutritivo, rico em proteínas, vitamina B12 e vitamina D. Ideal para uma dieta saudável, ajuda a controlar a pressão, reduzir o risco de doenças cardíacas ou arteriosclerose."
Conheça duas receitas que pode fazer com cachucho.
Leia Também: Sem ideias para jantar? Experimente este caril de gambas de Jamie Oliver
Cachucho frito com migas de alho
Peixe frito calha sempre bem. Até pode ser comido frio, por exemplo. Esta receita é do 'website' da Vaqueiro.
Ingredientes:
400 g de pão duro
2,5 dl de água
1 cubo de caldo de marisco
4 cachuchos pequenos (limpos)
sal
farinha
60 g de margarina
4 a 5 dentes de alho
óleo
1 molho grande de coentros picados
1 ovo
Modo de preparação:
1- Parta o pão em pedaços para dentro de uma tigela. Leve a água a ferver, junte-lhe o cubo de caldo de marisco, mexa até dissolver completamente e deite sobre o pão. Enquanto o pão absorve o caldo, lave os cachuchos e enxugue-os muito bem. Tempere com sal e passe-os por farinha, sacudindo bem o excesso.
2- Derreta a manteiga num tacho. Esborrache bem os dentes de alho e junte-os à manteiga derretida com a pele. Assim que os alhos começarem a alourar, retire-lhes a pele e junte o pão demolhado. Bata com uma colher de pau e deixe cozinhar sobre lume brando mexendo de vez em quando. Se for necessário adicione um pouco mais de água.
3- Entretanto deite óleo numa frigideira larga e leve a aquecer. Frite os cachuchos de ambos os lados até estarem bem dourados e estaladiços. Depois de fritos deixe escorrer um pouco sobre papel absorvente.
4- Retire as migas do lume, junte-lhes uma boa porção de coentros picados e um ovo e mexa rapidamente com uma colher de pau. Sirva o peixe frito com gomos de limão, acompanhado das migas.
Cachucho com chalotas e pimentos
Este é um peixe versátil que também pode ser feito no forno. Veja esta receita do 'website' Cozinhar Sem Stress.
Ingredientes:
2 cachuchos
6 chalotas
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
8 batatas pequenas
sal q.b.
coentros q.b.
alho em pó q.b.
pimentão doce q.b.
Modo de preparação:
1- Arranje e limpe os cachuchos, tempere-os com sal e dentro da barriga dos mesmos, coloque um pouco de coentros. Disponha-os num tabuleiro, juntamente com as chalotas. Polvilhe com alho em pó e pimentão doce.
2- Limpe o pimento de sementes e corte-o. Regue com o vinho e o azeite e leve ao forno durante 15 minutos, a 190º C. Entretanto, coza as batatas com a pele, em água temperada com sal, sem que fiquem demasiado cozidas. Escorra-as e passe-as por água fria. Pele-as e disponha-as em redor do peixe. Deixe assar tudo, mais 15 minutos. No final, retifique os temperos e sirva.
Leia Também: Esta massa cremosa de atum só suja uma panela (e faz-se em meia hora)