Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Japão declara estado de emergência nacional

Medida tem como objetivo travar a deslocação em massa de pessoas durante a Semana Dourada, que decorre entre o final de abril e o início de maio.

Covid-19: Japão declara estado de emergência nacional
Notícias ao Minuto

13:35 - 16/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou, esta quinta-feira, o estado de emergência nacional. A medida irá, agora, aplicar-se a todas as 47 regiões, ao passo que, até agora, estava restrita a Tóquio, Osaka, Kanagawa, Saitama, Chiba, Hyogo e Fukuoka.

O estado de emergência passará a abranger cerca de 126 milhões de cidadãos, numa altura na qual o Japão regista 9.441 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, assim como um total de 192 vítimas mortais.

Segundo o jornal The Japan Times, a medida terá, em larga escala, sido precipitada pelo aproximar da chamada Semana Dourada, a junção de quatro feriados entre o final de abril e o início de maio, que, por norma, provoca uma deslocação em massa de pessoas.

"O número acumulado de casos ultrapassou os 100 em Hokkaido, Ibaraki, IshikawaGifuAichi and Kyoto. É uma tarefa urgente que nos irá permitir adotar medidas para manter o fluxo de pessoas no mínimo", explicou Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela declaração.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório