Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro voo para repatriamento de 1.300 brasileiros partiu de Lisboa

O primeiro de três voos da TAP fretados pelo Governo do Brasil para levar de regresso a casa cerca de 1.300 turistas brasileiros retidos em Portugal desde março por causa da pandemia da covid-19 partiu hoje para São Paulo.

Primeiro voo para repatriamento de 1.300 brasileiros partiu de Lisboa
Notícias ao Minuto

11:05 - 16/04/20 por Lusa

País Covid-19

O segundo voo está previsto partir hoje à tarde de Lisboa também com destino a São Paulo e um terceiro voo partirá do Porto, no sábado, indicaram à Lusa fontes diplomáticas.

A Embaixada do Brasil em Lisboa e as representações consulares já tinham informado no último fim de semana que o repatriamento dos 1.300 cidadãos brasileiros retidos em Portugal por causa do cancelamento de voos e outras restrições resultantes da pandemia da covid-19 começaria esta semana.

"Na próxima semana será dado início ao processo de repatriamento de cidadãos brasileiros retidos em Portugal na sequência dos cancelamentos de voos e das severas restrições às operações comerciais regulares", afirmou então à Lusa o ministro conselheiro Luciano de Andrade.

Segundo o diplomata, num primeiro momento "o esforço estará direcionado para os viajantes que tiveram os seus voos cancelados e registaram a sua situação junto das repartições consulares, ao longo do mês de março" e, depois, serão visados "os viajantes registados já no mês de abril".

"O objetivo é alcançar todos os brasileiros que se encontrem nas situações descritas. No entanto, caso se faça necessário, em função da demanda existente, será dada prioridade aos passageiros que tenham preferência [idosos, gestantes, deficientes, crianças de colo e menores de idade], e a cidadãos que se encontrem num quadro de extrema vulnerabilidade", esclareceu ainda o responsável da embaixada, adiantando que uma nota sobre o assunto foi divulgada nas redes sociais.

Para a organização do processo, os passageiros foram contactados diretamente a fim de receberem as informações necessárias, confirmarem a sua situação e o seu interesse no regresso ao Brasil, disse.

Na nota, divulgada pela representação diplomática em Portugal, o Governo brasileiro diz estar "ciente de que a deterioração da realidade económica, em razão das medidas de combate à covid-19, tem deixado um número crescente de brasileiros residentes apreensivos com a sua permanência em Portugal".

Assim, a nota refere também que "os consulados no país continuarão atentos à evolução desse quadro", recomendando a todos que "procurem seguir as orientações das autoridades portuguesas, em especial neste período em que vigora o estado de emergência".

Porém, indica que os cidadãos que enfrentam problemas sérios "devem escrever à repartição consular da sua região para que a sua situação possa ser avaliada".

O Brasil ultrapassou na quarta-feira a barreira dos três mil novos casos diários do novo coronavírus, registando o número recorde de 3.058 infetados e 204 mortos nas últimas 24 horas.

Em Portugal, morreram 599 pessoas das 18.091 registadas como infetadas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 133 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 436 mil doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório