Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal com 119 mortos. Médicos em permanência em lar de Ovar

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com 119 mortos. Médicos em permanência em lar de Ovar
Notícias ao Minuto

07:07 - 29/03/20 por Filipa Matias Pereira , Mafalda Tello Silva e Anabela Sousa Dantas

Mundo Covid-19

Portugal está, desde a passada quinta-feira, na fase da mitigação, a mais complicada da pandemia de Covid-19. De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), há 119 mortos confirmados e 5.962 infetados

Ainda por cá, como revelou o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, um guarda prisional do estabelecimento de Custóias, de quase 60 anos, testou positivo para o novo coronavírus

No domínio europeu, o cenário é pouco animador. Itália e Espanha já ultrapassaram a China no que ao número de mortos por Covid-19 diz respeito. Os italianos transpuseram a barreira dos 10 mil mortos, Espanha a dos 6.500, enquanto que França registou mais de 2 mil vítimas mortais. 

Em todo o mundo há mais de 600 mil infetados pelo novo coronavírus, que já fez mais de 30 mil mortos. Entre o total de casos, pelo menos 130.600 pessoas foram consideradas curadas.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

17h02 - Este registo terminou. Pode continuar a seguir as incidências deste domingo aqui.

17h01 - Uma surpresa especial em tempos de confinamento. Assista ao momento em que uma menina britânica teve um 'presente' dos vizinhos no dia do seu aniversário.

16h46 - Aquele que será o 'braço direito' do governo americano na luta contra a pandemia - e que tem discretamente corrigido e discordado de Donald Trump - disse hoje que estima entre 100 a 200 mil mortes nos Estados Unidos. O imunologista Anthony Fauci, consultor do governo, prevê ainda milhões de pessoas infetadas.

16h25 - "Não temos dinheiro e precisamos de comer". Algumas zonas do sul de Itália, país em quarentena e parado há semanas, assiste a uma escalada de tensão social.

A Itália, sublinhe-se, já ultrapassou a terrível barreira psicológica dos dez mil mortos por causa do surto viral, enfrentando sérias dificuldades económicas futuras. O número diário de mortes (que ontem foi de 889, mais 7% em relação à véspera) tem sido alarmante.

16h16 - Numa altura de crise, surgem várias mostras de solidariedade entre a população. "Solidariedade é quando refugiados sírios se dispõem, através do negócio que abriram em Portugal em fornecer uma refeição ao pessoal que está no Serviço de Urgência do Hospital de São José", lê-se numa publicação feita através das redes sociais.

16h09 - Um rapaz de 14 anos morreu durante a madrugada deste domingo, no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. O jovem estava infetado com Covid-19, mas tinha comorbilidades, aguardando-se os resultados da autópsia. As reações à sua morte também se fizeram sentir no mundo do futebol. "Desta vez não conseguiste fintar este adversário", referiu o CCR Maceda, clube onde jogava. Também a FPF reagiu, manifestando a sua "profunda consternação".

16h04 - A Albânia enviou 30 médicos e enfermeiros para Itália para ajudar no combate à pandemia da covid-19 naquele país, que já superou os 10.000 mortos devido à doença.

15h48 - autarca de Ovar, Salvador Malheiro, anunciou este domingo, através das redes sociais, que a partir de amanhã, segunda-feira, estará uma equipa de médicos e enfermeiros em permanência no Lar da Santa Casa da Misericórdia, instituição onde morreu na sexta-feira um idoso devido à Covid-19.

15h46 - Conselhos da Direção-geral de Saúde (DGS). Fique em casa e não partilhe objetos pessoais.

15h41 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) confirmou hoje a existência de três casos de infeção por Covid-19 no sistema prisional.

O sindicato confirma o caso da auxiliar de ação médica, que trabalha no Hospital Prisional de Caxias, onde também está uma mulher de nacionalidade estrangeira, que foi detida na posse de 5.080 doses de cocaína. Esta manhã, o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves, confirmou o caso de um guarda prisional do estabelecimento de Custóias, de quase 60 anos.

15h13 - Quem disse que não pode 'esticar as pernas' em casa? A GNR tem algumas dicas:

15h06 - Mais de 3,38 mil milhões de pessoas em todo o mundo, quatro em cada dez seres humanos, estão em confinamento, imposto por governos de 78 países, num esforço global para conter a propagação da covid-19.

Significa isto que 43% da população global, estimada pelas Nações Unidas em 7,79 mil milhões de pessoas em 2020, foi "obrigada ou aconselhada" a ficar em casa pelas autoridades dos respetivos países ou territórios autónomos.

14h43 - Tem mesmo de sair de casa? A PSP fez um vídeo no qual reforça os cuidados recomendados para quem tem de se deslocar. 

14h21 - O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje que o país se mantém sem registo oficial de casos novos de covid-19 nas últimas 24 horas, após 12 casos suspeitos terem resultado negativo.

14h09 - As autoridades de saúde britânicas anunciaram que nas últimas 24 horas morreram mais 209 pessoas devido à Covid-19 no Reino Unido, elevando o número total de vítimas mortais para 1.228. No total, o Reino Unido tem hoje 19.522 casos confirmados, registando-se no espaço de um dia mais 2.433 novos infetados.

14h03 - Às 17h30 de hoje vá à janela e participe no Festival Varandas. O objetivo é encher todo o país de performances artísticas. As atuações não devem exceder os 45 minutos. 

De forma a partilhar as atuações com todos os portugueses, a organização pede a todos os participantes que filmem e fotografem os seus espetáculos e partilhem depois nas redes sociais com as hashtags #festivalvarandas e #festivalvarandasemcasa, e identificando com o evento com @festivalvarandas. Para participar, basta inscrever-se através da página da organização no Facebook

13h48 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores informou hoje que foram detetados mais 15 casos positivos de covid-19 em quatro ilhas da região.

13h28 - O número de mortes em África resultante de infeção por covid-19 passou nas últimas 24 horas de 117 para 134, com o número de casos a aumentar de 3.924 para 4.282, segundo as estatísticas mais recentes.

13h16 - Em direto para o país ao lado da ministra da Saúde, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, afirmou que o coronavírus "é um vírus inteligente e agressivo". Sobre o pico do surto no país, a responsável reafirmou que "apontou-se para o final de maio" mas que, contudo, "pode ser um pouco antes ou um pouco depois".

"Há duas coisas que temos de interiorizar: Não é uma coisa de uma quinzena ou dois ou três meses. Até haver vacina, isto vai durar meses. O vírus vai tentar replicar-se entre pessoas. Já vimos que é um vírus muito inteligente. É com base nisto que vamos afinando as projecções. Não estamos a terminar nada, estamos a começar um percurso", sublinhou ainda Graça Freitas.

13h06 - O novo coronavírus matou pelo menos 31.412 pessoas em todo o mundo, desde dezembro passado, segundo um balanço da agência France-Presse (AFP) a partir de fontes oficiais. Mais de 667.090 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 183 países e territórios desde o início da pandemia.

13h05 - A mais importante operação de transferência de doentes contaminados pela covid-19 em França arrancou hoje com a transferência de 36 pessoas de hospitais do Grande Leste para hospitais do Grande Oeste do país.

13h04 - O antigo futebolista internacional português Rui Costa afirmou hoje que o presente que gostava de receber, pelos 48 anos que comemora, era saber que todos cumprem o que é pedido para evitar a propagação da pandemia da covid-19.

13h03 - A União Europeia, após as Nações Unidas, também pediu um cessar-fogo na Síria com o objetivo de combater no país a pandemia da covid-19, que poderá afetar milhares de deslocados.

12h53 - Ainda na conferência diária de atualização sobre a propagação do surto do novo vírus em Portugal, a ministra da Saúde vincou que os profissionais dos lares de idosos devem reforçar os cuidados aos mais velhos. "É urgente que todos se preparem e respondam disciplinadamente perante um caso suspeito. As direcções técnicas destas unidades têm um papel essencial. É preciso que conheçam, estudem e apliquem as orientações da DGS e que mantenham os planos de contingência actualizados", reforçou Marta Temido.

Sobre os números de infetados devido ao Covid-19 no país, a governante denotou ainda que foi registado um aumento de "792 casos confirmados, crescimento de 15% face ao dia anterior". Quanto à taxa de mortalidade, situa-se agora nos "2%, ligeiramente superior em relação à última referida"

12h46 - Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde confirmou a morte da criança, de 14 anos, de Ovar, infectada com coronavírus. “Trata-se de um caso cuja causa de óbito está em investigação, mas era, contudo, um caso de Covid-19”, esclareceu Marta Temido. 

12h28 - Há já 119 mortos em Portugal por Covid-19, um aumento de 19 vítimas mortais nas últimas 24 horas. O número de infetados subiu para 5.962.

12h15 - Rapaz de 14 anos de Ovar morreu infetado com Covid-19. O menor morreu durante a madrugada deste domingo, no Hospital de São Sebastião, na Feira.

Momentos antes do anuncio da morte do rapaz, Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, deixou um apelo ao Governo nas redes sociais: "Precisamos mesmo da ajuda do Ministério da saúde", pode ler-se na mensagem. 

12h07 - Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 mil mortos. Refere-se a uma passagem do 'Tratado das ilhas Maluco e dos costumes índios e de tudo o mais'.

11h50 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, advertiu hoje que a crise da covid-19 "vai piorar antes de começar a melhorar" no Reino Unido e admitiu medidas mais duras para combater o surto se a comunidade médica e científica assim indicar.

11h49 - As autoridades iranianas anunciaram hoje 123 novas mortes pelo novo coronavírus, elevando para 2.640 o número de mortos devido à pandemia da covid-19 no Irão, um dos países mais afetados pela doença.

11h46 - Vários países estão a esforçar-se para retirar os seus cidadãos que estão na ilha de Bali, na Indonésia, depois de companhias aéreas terem cancelado milhares de voos e mais países terem imposto restrições às viagens aéreas.

11h30 - No sábado, várias pessoas tentaram rumar a sul, passando pela Ponte 25 de Abril. Algumas delas foram barradas pela PSP, que levou a cabo uma operação de fiscalização. O Governo defende que as forças de segurança têm competência para tal durante o Estado de Emergência que vigora no país.

11h28 - Presidente de emblema da NBA infetado com Covid-19. Líder dos New York Knicks "sente poucos ou nenhuns sintomas".

11h28 - O Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) quer saber como o Governo vai acautelar as avaliações dos alunos do Ensino Superior na sequência do encerramento das instituições no âmbito das medidas de combate à pandemia da covid-19.

11h27 - O consumo frequente de bebidas alcoólicas durante isolamento pode piorar sintomas da ansiedade e da depressão, alerta o G1

11h24 - A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai ter, a partir de segunda-feira, quatro locais distintos na sua área geográfica de influência para receção de doentes infetados pela covid-19, foi hoje anunciado.

11h21 - O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveu uma viseira de proteção reutilizável e de baixo custo que poderá contribuir para a proteção dos profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus, anunciou hoje a instituição.

11h16 - O ministro do Desporto italiano, Vincenzo Spadafora, pretende alargar a proibição de todos os jogos e competições desportivas no país ao longo do mês de abril, devido à pandemia da covid-19.

11h09 - A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, disse que estão em aberto "todas as opções" admitidas na legislação comunitária para responder ao impacto económico provocado pelo novo coronavírus.

10h53 - A Juventus oficializou cortes salariais no plantel da equipa principal de futebol, o que irá representar uma poupança de 90 milhões de euros. "Sabíamos que a pandemia também ia afetar os nossos bolsos", revelou Douglas Costa. 

10h53 - A Alemanha, quinto país com mais casos de covid-19 diagnosticados, regista agora 52.547 pacientes infetados, uma subida de 3.965 em relação ao dia anterior, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI). Há ainda 389 vítimas mortais, um aumento de 64.

10h38 - Espanha já ultrapassou a barreira das 6.500 mortes (6.528). As autoridades espanholas revelaram, este domingo, que morreram mais 838 pessoas infetadas pelo novo coronavírus desde ontem, naquele que é o novo máximo contabilizado em 24 horas. Há ainda 78.797 pessoas infetadas mas, em contrapartida, mais de 14 mil já recuperaram.

10h22 - A Austrália anunciou hoje uma ajuda financeira de 150 milhões de dólares australianos (82 milhões de euros) para a luta contra a violência doméstica, após um aumento dos casos de maus-tratos desde o início da pandemia da covid-19.

10h08 - Duas semanas depois de ter sido diagnosticada com a Covid-19, Sophie Gregoire Trudeau recebeu alta e foi considerada curada. A mulher do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deu a boa nova nas redes sociais.

09h55 - O provedor da Misericórdia de Foz Côa, no distrito da Guarda, fez hoje um apelo "desesperado" ao Governo para que os 47 utentes com covid-19 no lar da instituição sejam retirados e trados em ambiente hospitalar.

09h46 - O vice-ministro da saúde italiano Pierpaolo Sileri, no seu terceiro dia de regresso ao trabalho depois de ter recuperado do novo coronavírus, disse acreditar que o isolamento está a começar a funcionar. Porém, é de esperar pelo menos uma quinzena para que os resultados em Itália comecem a ser evidentes.

"Nos últimos dias, tivemos um aumento de infecções [mas] isso aconteceu devido a um aumento nos [testes]. Estamos a testar mais e, obviamente, temos mais resultados positivos, principalmente em pessoas sem sintomas. Estamos no auge desta epidemia. Acredito que numa semana, 10 dias no máximo, veremos uma queda significativa nos casos". 

09h30 - O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, perante a possibilidade de as escolas continuarem encerradas depois das férias da Páscoa, adiantou o ministro da Economia.

09h00 - O governo da Coreia do Sul anunciou hoje que todas as pessoas que chegarem ao país a partir da próxima quarta-feira terão de ficar em quarentena por duas semanas, para evitar a expansão da covid-19.

08h36 - Uma idosa italiana de 102 anos recuperou depois de ter sido diagnosticada com o novo coronavírus. Os médicos chamam-lhe "imortal". 

08h35 -  Patrick Devedjian, ex-ministro francês, morreu aos 75 anos. O ex-governante tinha revelado esta semana que estava infetado pelo novo coronavírus

08h25 - O ministro da Economia afirma que o acesso aos apoios financeiros do 'lay-off' simplificado está condicionado ao compromisso de não haver despedimentos, mas reconhece que despedimento e não renovação de contrato a termo são situações distintas.

07h47 - Tenista infetado com Covid-19 violou quarentena e pode acabar na prisão. O brasileiro Thiago Wild, n.º 114 da hierarquia mundial do circuito ATP, foi visto a passear em vários locais de uma cidade brasileira enquanto esperava pelo resultado do teste.

07h43 - O movimento solidário de Macau já conseguiu mais de 440 mil patacas (cerca de 49 mil euros) para compra de material médico destinado a Portugal para combater a covid-19, disse hoje à Lusa o presidente do BNU.

07h07 - O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, acusou hoje o Presidente do país, Jair Bolsonaro, de não estar "em plenas faculdades mentais" para liderar o país, após ter desvalorizado a pandemia do novo coronavírus.

06h37 - A Nova Zelândia anunciou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, desde o início do surto da covid-19 no país, que regista 514 infetados.

06h13 - O provedor da Misericórdia de Foz Côa, no distrito da Guarda, indicou que 47 dos 62 idosos no lar da instituição tiveram resultado positivo no teste de rastreio à covid-19.

06h07 - A Coreia do Sul detetou 105 novos casos de infeção com o coronavírus, o que eleva para 9.538 o número total de doentes no país, foi hoje anunciado.

06h06 - A China registou cinco mortes e 45 novos casos da covid-19, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

06h03 - Um guarda prisional do estabelecimento de Custóias, de quase 60 anos, testou positivo para o novo coronavírus, disse à Lusa o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves.

06h01 - O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta noite que desistiu de colocar os estados de Nova Iorque, Nova Jersey e Connecticut de quarentena por causa da covid-19.

06h00 - Lar Inválidos do Comércio, no Lumiar, emitiu comunicado onde confirma morte de um idoso com relação ao novo coronavírus. Semanário Expresso dá hoje conta de mais 11 infetados.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório