Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: PSP controla quem vai para Sul. Mais de 30 mil mortes no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: PSP controla quem vai para Sul. Mais de 30 mil mortes no mundo
Notícias ao Minuto

14:20 - 28/03/20 por Melissa Lopes

Mundo Covid-19

Portugal atravessa, desde quinta-feira, a fase mais crítica da pandemia - a fase de mitigação - já com 100 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 5.170 infetados - um aumento de 902 casos em 24 horas. O número de recuperados mantém-se inalterado (43) desde quinta-feira.

Os Estados Unidos ultrapassaram, esta sexta-feira, os 100 mil casos confirmados de Covid-19, com o número de vítimas mortais a subir também para 1.500. 

Aqui ao lado, em Espanha, houve mais 832 vítimas mortais, tornando-se o segundo país do mundo a passar a barreira das 5 mil vítimas (5.690) da Covid-19, atrás de Itália, país que registou ontem o número mais elevado de mortes em 24 horas (quase mil). Já este sábado, o número de vítimas mortais em solo italiano ultrapassou as 10 mil, com mais 889 nas últimas 24 horas. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Termina aqui o AO MINUTO de hoje. Não se esqueça de adiantar o relógio 1 h quando for 1 hora da madrugada. Chegou o horário de verão. Aproveite para arejar a casa este domingo até porque na segunda-feira regressa a chuva. Seja como for, fique em casa! E em caso de sintomas de Covid-19 (tosse seca, febre, dificuldades respiratórias e dores no corpo), ligue para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações das autoridades.

23h45 - Uma rectificação feita hoje ao diploma do 'lay-off' simplificado trava despedimentos. Com a nova redação,  nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho.

23h30 - Rustu Recber, antigo guardião turco que passou pelo Barcelona, está infetado com o novo coronavírus, anunciou a esposa Isil Recber este sábado através das redes sociais.

23h00 - Mora na capital? Durante o período de Estado de Ermergência, a autarquia não fará a recolha do lixo reciclado de cada prédio. A recolha nos ecopontos, contudo, continua a ser feita. Saiba qual o mais próximo de sua casa.  

22h50 - Na sequência da morte de três idosos utentes no lar Inválidos do Comércio, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de março, a instituição emitiu durante a semana um comunicado a dar conta que os testes confirmaram que um dos idosos estava infetado com Covid-19. Hoje, noticia o Expresso, há  11 infetados nesta instituição (dois idosos e nove funcionários). 

22h35 - A associação ANIMAL, de defesa dos animais, está preocupada com a sobrepopulação dos canis e gatis, devido à situação provocada pela covid-19, e quer saber se é garantido o cumprimento do não abate nesses centros.

22h20 - A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou hoje que há seis novas pessoas infetadas com coronavírus no país e que o total de casos confirmados de covid-19 é de 119.

22h00 - Em Itália, as cerimónias fúnebres são reservadas ao mínimo. O padre, o filho e a mãe.  A irreparável solidão dos funerais em Itália. Uma dor a juntar à da dor causada perda de um familiar.  Confira a galeria de imagens

21h50 - Morreu um bebé com menos de um ano, nos EUA, que testou positivo para a Covid-19. A confirmar-se a causa da morte, é a vítima mais nova do novo coronavírus no país. 

21h40 - Os Países Baixos estão a recolher centenas de milhares de máscaras de proteção à pandemia da covid-19 importadas da China, dos hospitais locais, por não corresponderem aos critérios de qualidade, informou hoje o Ministério da Saúde holandês.

21h30 - O Brasil contabiliza 111 mortos devido à Covid-19 e 3.904 infetados. De acordo com os mais recentes dados, aumentou para 10 o número de estados brasileiros a registar óbitos devido ao novo coronavírus

21h20 - Stephen Powisdiretor médico do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, afirmou este sábado que se o país não ultrapassar as 20 mil mortes devido à Covid-19 será um resultado positivo.

21h10 - Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, apela aos portugueses para ficarem em casa durante a Páscoa. Apelo foi feito através de um vídeo nas redes sociais. 

21h00 - Foi identificado o primeiro caso de infeção por novo coronavírus nas prisões portuguesas. Trata-se de uma auxiliar de ação médica do Hospital Prisional de Caxias, segundo avança a SIC Notícias. 

20h50 - A Madeira tem agora 34 casos de infeção por Covid-19, mais dez do que na sexta-feira, revelou hoje o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil Pedro Ramos, adiantando que o presidente do Governo Regional anunciará amanhã mais medidas restritivas.

20h45 - Um balanço dos números a nível global até às 19 horas deste sábado.

  • Há mais de 30 mil mortos, dois terços dos quais na Europa
  • Já foram diagnosticados mais de 640.770 casos de infeção pelo novo coronavírus
  • Pelo menos 130.600 pessoas são agora consideradas curadas
  • Desde a contagem feita às 19h00 de sexta-feira, 3.417 novas mortes e 68.734 novos casos foram registados em todo o mundo
  • Os países com mais mortes nas últimas 24 horas foram a Itália, com 889 novas mortes, a Espanha (832) e os Estados Unidos (453)

20h15 - Um decreto do presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, oficializou este sábado o âmbito do estado de emergência em Cabo Verde que poderá ser alargado em função da evolução da pandemia de covid-19.

20h05 - Édouard Philippe, primeiro-ministro francês, sublinhou este sábado que a única forma de vencer este período difícil decorrente da pandemia da covid-19 é com disciplina e concentração, e avisou que os próximos 15 dias "vão ser mais difíceis".

19h45 - O presidente da Câmara de Ovar, município atualmente em estado de calamidade pública devido à pandemia Covid-19 e sujeito a cerco sanitário, disse este sábado sentir "muito pouco apoio" por parte do Instituto da Segurança Social e do Ministério da Saúde.

19h30 - O Ministério da Administração Interna anunciou que, até às 18 horas deste sábado,

The #coronavirus has now spread to dozens of countries in the @WHOAFRO region. As of today, there are 2,650 confirmed #COVID19 cases and 49 deaths. Governments and health authorities across the continent are striving to limit widespread infections. https://t.co/GuwiJBcOPN

— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) March 28, 2020 " target="_blank">já foram detidas 69 pessoas por desobediência,  designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência. No mesmo período, foram encerrados 1.509 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

19h25 - O novo coronavírus continua a alastrar no continente africano. São já dezenas os países afetados, contabilizando 2.650 casos confirmados de Covid-19 e 49 mortes, de acordo com o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde. "Os governos e autoridades de saúde de todo o continente estão a esforçar-se para travar o contágio generalizado", apontou. 

19h15 - Se, tal como o senhor Silva, é amante de uma boa partida de cartas, faça como ele: fique em casa e jogue da forma mais segura, recorrendo às novas tecnologias.

19h06 - O primeiro teste ao bebé de mãe infectada por Covid-19 em Lisboa deu negativo. Este, recorde-se, é o terceiro bebé nascido em Portugal de mãe infetada. Nenhum testou positivo para Covid-19. 

19h00 - Com as competições paradas há semanas, as consequências da pandemia também no mundo do futebol são inevitáveis. A Juventus revela este sábado que equipa técnica e jogadores aceitam cortes salariais. 

18h54 - Por cá, os níveis de poluição da Avenida da Liberdade, em Lisboa, tiveram na última semana uma redução de 60% em relação ao período homólogo, registando-se as concentrações mais baixas dos últimos sete anos.

18h35 - França ultrapassou este sábado a barreira dos dois mil mortos devido ao novo coranavírus. Nas últimas 24 horas, morreram em solo francês 319 pessoas com covid-19, elevando para 2314 o número de vítimas mortais. 

18h20 - O Hospital de São João vai passar a realizar, a partir das 08h00 de domingo, um "rastreio sistemático" à covid-19 "a todos os doentes com internamento programado ou urgente" naquele centro hospitalar. 

18h05 - A Fundação Sporting vai oferecer no domingo um almoço à comunidade dos sem-abrigo, numa iniciativa em que também alguns médicos irão medir a febre e monitorizar as pessoas presentes, devido à pandemia de Covid-19.

18h45 - O primeiro-ministro espanhol anunciou que todos os serviços não essenciais param a partir de segunda-feira. 

17h51 - Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, falou na tarde desta sábado ao país. "É o momento de maior dificuldade da União Europeia desde a sua criação. A UE tem que estar a altura e não defraudar os seus cidadãos. Precisamos de provas, contundência e solidariedade", afirmou, em linha com o que tem dito António CostaSánchez defende que a Europa precisa de implementar "uma economia de guerra" com medidas que apoiem a dívida pública. 

"A humanidade inteira está ser posta à prova. A pandemia actua cegamente", referiu Sánchez, sublinhando que mais de um terço da população mundial "está confinada para lutar contra um inimigo comum". 

17h15 - Em Itália, nas últimas 24 horas, morreram 889 pessoas, ultrapassando as 10 mil mortes. O número de infetados neste país situa-se agora nos 92.472, com mais 5.974 casos positivos, de acordo com os dados da proteção civil italiana. 

17h10 - Os estrangeiros que nunca deram entrada com nenhum processo de regularização no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, até ao dia em que foi declarado o estado de emergência, vão ter direito aos cuidados de saúde, informou hoje o Governo.

16h50 - A ministra da Saúde disse hoje que serão necessários voluntários com competência técnica em assistência a doentes e idosos em cuidados continuados e lares para substituir cuidadores que precisem de se afastar devido à pandemia de covid-19. Recorde aqui o vídeo da DGS sobre os cuidados a ter com os idosos. 

16h28 - Três hotéis de Lisboa reabriram hoje portas para acolher gratuitamente 80 profissionais de saúde após um "pedido urgente" feito esta manhã pelos hospitais Curry Cabral e São José.

16h10 - Cem toneladas de equipamentos de proteção chegam na terça-feira a Portugal. O carregamento prevê equipamentos como máscaras, respiradores, batas, fatos, toucas, luvas. Ainda na próxima semana, chegarão 200 mil testes para deteção de covid-19. 

16h04 - PSP de Lisboa está identificar hoje todos os automobilistas que atravessam a Ponte 25 de Abril, no sentido norte-sul.objetivo é travar movimentos desnecessárias em altura de pandemia

15h45 - Num sábado de sol, foram muitos os lisboetas que aproveitaram a manhã para passear e levar os cães à rua, mas também muitos os que optaram por caminhadas, corridas e treinos ao ar livre. De recordar que o Estado de Emergência não impede que pratique exercício físico na rua, deve é fazê-lo evitando multidões e mantendo o devido distanciamento social mínimo de 2 metros. Recorde aqui as regras do Estado de Emergência. 

15h24 - Está em situação de isolamento por indicação médica? Saiba exatamente o que tem de fazer. Neste vídeo, a Direção-Geral de Saúde explica-lhe tudo. 

14h21 - Reino Unido ultrapassou barreira dos mil mortos. Com mais 260 mortos nas últimas 24 horas o total de óbitos por Covid-19 subiu para 1.019. Segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, as vítimas mortais tinham entre os 33 e os 100 anos e todos, menos 13, tinham outros problemas de saúde.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório