Um alpinista foi resgatado após passar dois dias preso atrás de uma cascata na Califórnia, Estados Unidos. Segundo a polícia local, o homem foi dado como desaparecido pela família na segunda-feira passada após não ter regressado de uma tentativa de rapel na noite de domingo.
"Os agentes tiveram conhecimento de que Ryan Wardwell, de 46 anos, Long Beach, tinha planeado fazer rapel nas cascatas, mas não tinha regressado ao seu carro na noite de domingo", lê-se num comunicado do Gabinete do Xerife do Condado de Tulare.
Segundo a nota, o homem tinha ido fazer rapel numa cascata na área de Seven Teacups, no rio Kern, em Springfield.
As operações de busca na Floresta Nacional de Sequoia tiveram início logo na segunda-feira, mas quando os operacionais chegaram ao local já estava a anoitecer e só foi possível localizar o alpinista através "de tecnologia de infravermelhos".
Já na manhã de terça-feira, as equipas de busca e salvamento decidiram utilizar um drone, "que localizou Wardwell aproximadamente no mesmo local, numa aparente cavidade atrás da queda de água".
Segundo o Gabinete do Xerife, "Wardwell foi encontrado vivo e responsivo" e disse "aos polícias que se tinha soltado das cordas de rapel e ficado preso atrás da cascata devido à força hidráulica extrema do rio".
O homem acabou por ser resgatado com auxílio de um helicóptero e o operacional responsável por o retirar da cascata contou como foi feito o resgate.
"Conseguiram baixar-me perfeitamente mesmo ao lado dele", explicou Craig Douglas à NBC News, na sexta-feira. "Consegui vesti-lo com um fato de recuperação, ligá-lo e colocá-lo de volta no helicóptero."
O responsável acrescentou que Wardwell "estava com muito frio" e foi levado no helicóptero para uma zona de aterragem próxima para ser avaliado pela equipa médica.
O homem sofreu ferimentos ligeiros e estava desidratado, mas conseguiu reunir-se rapidamente com a família.
Pode ver o vídeo do resgate na galeria acima.
Leia Também: Turista esquece-se das filhas menores numa estação de serviço em Itália