Meteorologia

  • 23 SETEMBRO 2020
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 25º

Edição

AO MINUTO: "Crucial" não adoecermos "ao mesmo tempo". Há já 60 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Crucial" não adoecermos "ao mesmo tempo". Há já 60 mortos

Em Portugal, arrancou hoje a  fase de mitigação. envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado. Esta é a terceira e a mais grave etapa de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária. 

Ainda durante o dia de ontem a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou que os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro se encontram em alerta laranja por serem os que apresentam mais riscos e mais casos de infeções.,

Segundo o último boletim emitido pela Direção-Geral de Saúde, por cá foram registadas, esta quarta-feira, 43 mortes, e 2.995 infeções confirmadas, mais 633 novos casos em relação à véspera. Há ainda 22 recuperados. O novo coronavírus já infetou perto de 470 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 21 mil.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

14h11 - Um avião da Hi Fly partiu hoje de Lisboa para a Xangai, na China, regressando na sexta-feira com 35 toneladas de equipamento médico e de proteção individual para Portugal para o combate à covid-19.

14h08 - A China vai impor, a partir de domingo, uma redução drástica nos voos internacionais, devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou a Administração Nacional de Aviação Civil chinesa.

13h58 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, afirmou hoje que Espanha pode estar a aproximar-se do "pico da curva" de contágios do novo coronavírus, após a qual se inicia uma fase de estabilização da pandemia.

13h55 - O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) defendeu hoje o direito a faltas justificadas e remuneração dos trabalhadores nas férias escolares da Páscoa, tendo enviado uma carta com essa exigência ao Ministério da Trabalho, informou em comunicado.

13h53 - Lousada, Penafiel e Marco de Canaveses serão os concelhos do Tâmega e Sousa onde serão instalados laboratórios para testes de diagnóstico Covid-19, de acordo com informação da tutela, à qual a Lusa teve hoje acesso.

13h51 - O presidente da Câmara do Funchal manifestou hoje a sua "total compreensão" pela decisão do Presidente da República de cancelar as comemorações do 10 de Junho na região, propondo que a cidade seja palco do programa no próximo ano.

13h48 - A Confederação Nacional de Associações de Pais defende que o governo tem de prolongar apoios durante as férias da Páscoa, senão muitos pais terão de escolher entre deixar os filhos sozinhos em casa ou arriscar-se a perder o emprego.

13h46 - Se já se viu polícias a agradecer as palmas de que são alvo, ligando as sirenes dos seus carros, desta vez, um grupo de militares da Guardia Civil de Andorra decidiu sair das suas viaturas de trabalho e agradecer de uma forma bem mais animada. Ao som do tema infantil 'Baby Shark', os guardas fizeram uma coreografia que está a fazer as delícia dos internautas.

13h44 - O CDS-PP apresentou hoje uma resolução que recomenda do Governo a suspensão das regras de equilíbrio orçamental nas regiões autónomas e que os empréstimos para recuperação de empresas não constem da dívida total dos Açores e Madeira.

13h42 - O Fundo de Pensões Global do Estado norueguês, o maior do mundo, revelou hoje que já perdeu 1,3 biliões de coroas norueguesas (113.000 milhões de euros) devido à crise provocada pela pandemia do Covid-19.

13h39 - O cerco sanitário em torno da aldeia de Parada do Monte despertou os 370 habitantes para uma "realidade" que não imaginavam ser possível, por viverem num "cantinho" do concelho de Melgaço que julgavam "guardado" da Covid-19.

13h35 - Marcelo Rebelo de Sousa assegurou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que mantém os planos de "celebração do 10 de junho" em Lisboa, ao contrário do que sucede na Madeira e na África do Sul, na qual o evento foi cancelado.

13h31 - O Papa Francisco, que celebrou hoje como habitualmente a missa matinal na sua residência, acusou negativo no teste ao novo coronavírus, noticiam os jornais italianos. O sumo pontífice fez na quarta-feira um teste, após a descoberta no mesmo dia de um caso de contaminação de um prelado que vive na mesma casa há anos.

13h25 - A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje de 22 para 24 o número de casos positivos de Covid-19 na região, estando os mesmos distribuídos por cinco ilhas. Além disso, os passageiros que aterrem nos Açores vão ter que cumprir confinamento obrigatório, por 14 dias, em unidades hoteleiras, anunciou hoje o Governo dos Açores, como medida de contenção.

13h19 - O rei de Espanha, com máscara e luvas como medida de prevenção, visitou hoje o hospital de emergência instalado no recinto de feiras Ifema, em Madrid, para conhecer a situação dos doentes com o novo coronavírus.

13h16 - Atualmente ao serviço do GoztepeBeto relatou, esta, quinta-feira, a forma como tem vivido a pandemia de Covid-19 na Turquia, um dos últimos países a avançar para a suspensão das competições desportivas. O jogador apelou à população portuguesa: "Parem, por favor. Fiquem em casa"

13h12 - Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, em comunicado enviado às redações esta quinta-feira, que disponibilizou 20 tendas, 260 camas e 520 cobertores à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. O material está a ser instalado em cinco locais distintos "no âmbito das medidas preventivas de mitigação do contágio associado à pandemia da doença Covid-19".

12h59 - A Alemanha aumentou o número de testes de despistagem do novo coronavírus para 500.000 por semana, por considerar que a deteção precoce ajuda a reduzir a mortalidade, disse hoje um dos virologistas que aconselham o Governo alemão.

12h53 - A manifestação do 25 de Abril em Lisboa foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e a Associação 25 de Abril pediu hoje às pessoas que, mesmo em casa, vão à janela cantar a 'Grândola'.

12h51 - O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) revelou fotografias únicas do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, no momento exato em que este ataca células humanas saudáveis. Veja as imagens aqui.

12h47 - Numa altura em que grande parte da população portuguesa cumpre um período de isolamento social, o fotógrafo Pedro Melim decidiu fazer uma música sobre a Covid-19, que já provocou 60 vítimas mortais em Portugal.

12h43 - O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales confirmou, em conferência de imprensa, que Portugal já recebeu ontem "5 mil dos 80 mil testes previstos para a próxima semana”. Segundo o responsável, os restantes "irão chegar no início da próxima semana”. “É crucial que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo. Os contactos sociais devem ser reduzidos ao mínimo mais que nunca”, disse. Acompanhe em direto aqui

12h39 - A edição deste ano da iniciativa Hora do Planeta, no próximo sábado, 28 de março, vai realizar-se em formato digital para mostrar solidariedade para com as pessoas afetadas pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje a organização.

12h36 - A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) apelou hoje à "urgente" regulamentação e revisão da aplicação do 'lay-off' simplificado, quando mais de metade das empresas prevê uma quebra superior a 50% da faturação em abril.

12h33 - Covid-19 impõe "regresso antecipado" dos militares portugueses no Iraque. Os "33 militares portugueses que estão no Iraque" e cuja missão terminava no próximo mês de abril ter "chegada prevista para o final deste mês".

12h31 - Um agrupamento de escolas de Faro está a produzir viseiras de proteção com uma impressora a três dimensões (3D) para ajudar a proteger profissionais de saúde no combate à pandemia de Covid-19, disse hoje à Lusa o diretor.

12h29 - Mais de 250 mil casos do novo coronavírus foram diagnosticados na Europa, mais de metade dos quais em Itália (74.386) e em Espanha (56.188), segundo um balanço feito hoje pela agência AFP com base em números oficiais.

12h25 - O adiamento do prazo para inspeção automóvel por cinco meses não abrange os veículos anteriormente reprovados, por ser considerado serviço essencial obrigatório que deve ser realizado por marcação, informou hoje o IMT.

12h21 - A próxima reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, agendada para o dia 02 de abril, decorrerá por videoconferência devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a Aliança, em comunicado.

12h19 - A China voltou hoje a criticar o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, por se referir ao Covid-19 como "vírus de Wuhan", a cidade chinesa de onde é originário o novo coronavírus, que provocou uma pandemia mundial.

12h17 - A economia austríaca deverá entrar em recessão de 2,5% em 2020 caso as medidas de confinamento adotadas para lutar contra a pandemia de covid-19 sejam levantadas no final de abril, segundo uma estimativa do instituto Wifo hoje divulgada.

12h14 - Cabo Verde vai passar a partir da meia noite à situação de risco de calamidade, na Proteção Civil, face à pandemia de Covid-19, avançando o encerramento de empresas públicas e a suspensão das ligações aéreas e marítimas interilhas de passageiros.

12h11 - O primeiro teste feito ao filho de uma mulher infetada com o novo coronavírus que nasceu hoje de madrugada no Hospital de São João, no Porto, deu negativo, disse à Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar.

12h07 - Quase 22 mil pessoas morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais divulgados hoje às 11h.

12h05 - Morreram 60 pessoas com Covid-19 em Portugal, mais 17 do que ontem. Segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde há ainda 3.544 infetados, num aumento de 549 casos em 24 horas. Um total de 43 pessoas já recuperaram.

11h58 - As partes em conflito no Iémen dizem apoiar o apelo da ONU para um cessar-fogo geral face à propagação mundial do novo coronavírus, quando o país já enfrenta a mais grave crise humanitária do mundo.

11h56 - Os professores do ensino básico ao superior queixam-se da falta de "orientações claras" do Governo, que mantém a incerteza sobre questões como se haverá testes ou se os trabalhos dos alunos feitos em casa devem contar para avaliação, denunciaram os sindicatos.

11h53 - O diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) disse hoje que a cloroquina não previne infeções pelo novo coronavírus, mas admitiu que pode ajudar a conter o vírus em doentes com Covid-19.

11h51 - escassez de material de proteção é tal num hospital de Manhattan, nos EUA, que as enfermeiras decidiram vestir sacos de plástico por cima das suas fardas, como uma forma desesperada de se sentirem mais seguras.

11h49 - É cliente Santander? Já pode pedir para adiar o pagamento do empréstimo. Os clientes do Santander que tenham tido uma redução de rendimentos já podem solicitar a moratória dos créditos, desde que estes se encontrem em situação regular, através do homebanking da instituição bancária. Esta solução, recorde-se, está disponível para clientes particulares e para pequenas e médias empresas. 

11h42 - O Presidente da República cancelou as comemorações do 10 de Junho. Este ano, as comemorações iam decorrer na Madeira e junto da comunidade portuguesa, na África do Sul.

11h39 - vice-presidente do governo espanhol, Carmen Calvo, recebeu alta hospitalar, esta manhã, depois de ter sido internada com uma infeção respiratória no domingo, e ter sido, mais tarde, diagnosticada com Covid-19

11h36 - A Sociedade Respiratória Europeia apelou hoje aos governos para que garantam a livre circulação de dispositivos médicos essenciais para combater a pandemia Covid-19.

11h31 - Os hospitais públicos de Londres estão enfrentar um "tsunami contínuo" de pacientes graves doentes com covid-19, ao mesmo tempo que estão a sofrer com uma proporção "sem precedentes" de funcionários infetados ou isolados, revelou hoje um responsável do sistema de saúde público britânico.

11h29 - O surto de Covid-19 continua a preocupar as agências mundiais de saúde por todo o mundo mas a doença está também a ter um impacto positivo no que diz respeito aos níveis de poluição na atmosfera. Através de imagens satélite obtidas por uma investigação da Universidade Politécnica de Valência comprova-se a redução dos níveis de CO2 na Península Ibérica, incluindo Portugal.

11h26 - Existem "sinais encorajadores" da desaceleração do novo coronavírus no continente Europeu, apesar de a situação ainda ser grave, disse hoje o diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

11h23 - O ministério do Interior da Guiné-Bissau impôs hoje uma série de medidas de confinamento social, traduzidas na limitação de circulação de pessoas e veículos na via pública como forma de evitar a propagação do novo coronavirus.

11h21 - Os doentes internados em Portugal com covid-19 podem ser tratados com os medicamentos da malária e do ébola ainda em investigação para uso no novo coronavírus, segundo a nova norma da Direção-Geral da Saúde.

11h19 - O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) denunciou hoje a existência de empresas que obrigam trabalhadores a férias forçadas por causa da pandemia da covid-19 e questionou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

11h17 - O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) alargou o prazo de pagamento das propinas por um período de dois meses, uma medida que visa garantir condições aos estudantes de prosseguir os seus estudos, foi hoje anunciado.

11h13 - O conselheiro para a Saúde da Comunidade de Madrid, Enrique Ruiz Escudero admitiu hoje que, embora o número de infetados por coronavírus diagnosticados seja de 17 mil, o balanço real pode rondar os 50 mil na região da capital espanhola.

11h10 - A presidente da Comissão Europeia foi hoje muito crítica do comportamento inicial de muitos Estados-membros na resposta à pandemia de Covid-19, lamentando que Bruxelas tenha necessitado de intervir para garantir a solidariedade, face a comportamentos egoístas "sem sentido".

11h07 - O Irão registou mais 157 mortes devido à pandemia de covid-19, elevando o número de mortes para 2.234 e tornando o país num dos mais afetados do mundo, disse hoje o porta-voz do Ministério da Saúde.

11h03 - A queda da atividade económica em França devido às medidas para enfrentar a pandemia da covid-19 e ao confinamento da população, ronda os 35%, face ao que seria o normal, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística francês (INSEE).

10h58 - A pandemia do novo coronavírus pode credibilizar a posição das forças populistas e antiglobalização emergentes nos Estados Unidos e Europa, à medida que expõe as consequências da centralização das cadeias de produção globais na China, admitem analistas.

10h56 - O presidente da Câmara Municipal de Ovar anunciou hoje que irá prescindir da cobrança das rendas da habitação social relativas ao mês de março e durante o período em que durar a crise gerada no concelho pela pandemia de Covid-19.

10h54 - Especialistas em cuidados a idosos dizem que ter mais de 65 anos é "apenas uma variável" e não implica uma condenação pela Covid-19, mas reconhecem alguma vulnerabilidade relacionada com a idade determinada por algumas condições de saúde.

10h53 - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) considerou hoje que o mundo se está a encaminhar para uma crise económica pior que a de 2008, para a qual se deve preparar com colaboração internacional e mercados abertos.

10h51 - O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, alertou hoje que a democracia não pode ficar suspensa por causa da pandemia Covid-19, ao discursar na abertura da sessão plenária extraordinária, em Bruxelas.

10h46 - Os deputados do CDS-PP na Assembleia Municipal da Guarda apelaram à criação de "uma rede capilar de solidariedade e apoio aos idosos mais desfavorecidos", foi hoje anunciado.

10h42 - Mais de duas mil pessoas estão de quarentena em hotéis convertidos em centros de isolamento em Macau como medida preventiva face ao surto da Covid-19, anunciaram hoje as autoridades do território em conferência de imprensa.

10h39 - Mãe impedida de estar com filha de dois anos que luta contra Covid-19. Devido às regras de quarentena, Ashley Hildebrand vive a angústia de não poder estar ao lado da sua filha bebé, que está infetada com Covid-19, na Carolina do Sul, EUA.

10h34 - O número de casos continua a aumentar em Espanha. Já ultrapassou as 4 mil mortes por Covid-19, depois de ter registado mais 655 mortes esta quinta-feira. São, concretamente, 4.089 as vítimas mortais e o número de infetados atingiu os 56.188.

10h25 - A Alemanha anunciou hoje um aumento de 44 vítimas mortais da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 198 o número total de mortos, ainda assim uma baixa taxa de letalidade se comparada com outros países.

10h21 - Espanha terá recebido um milhão de testes que tinham como objetivo ser utilizados de forma maciça em profissionais de saúde, infetados e grupos ou locais de risco, como são as residências de terceira idade. Mas afinal, os tão aguardados testes rápidos não funcionam bem.

10h19 - As medidas excecionais para o cinema e audiovisual vão estender-se também a quem está a escrever e a desenvolver novos projetos e aos que organizam festivais de cinema que sejam cancelados por causa do estado de emergência. Por seu lado, os protagonistas das artes e das letras subscrevem hoje um 'Manifesto em Defesa de um Presente com Futuro' na Cultura, que dirigem ao Governo, entre outras entidades públicas e privadas, no contexto da paralisação resultante do combate à Covid-19.

10h11 - O estado francês utilizou hoje pela primeira vez o comboio de alta velocidade (TGV) para transferir pessoas infetadas com o novo coronavírus.

10h02 - A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, esteve em direto na TVI24, onde deu conta de que o alerta laranja emitido para os distritos de Lisboa, Porto e Aveiro era "absolutamente essencial". "Estamos a aprovar o plano de forma faseada muito em conta com o que está a acontecer no terreno", continuou, revelando que uma das medidas pode passar por criar centros de comando operacionais. Patrícia Gaspar explicou ainda que a diferença para com o amarelo "é o nível de prontidão".

9h59 - Nove médicos morreram nas Filipinas devido à Covid-19, declarou hoje o responsável pelo Conselho Nacional dos Médicos, num momento em que os hospitais já estão sobrelotados e os profissionais carecem de equipamentos de proteção.

9h46 - A biblioteca municipal de Mortágua criou um 'take away' literário e garantiu que como medida de proteção os livros devolvidos ficarão na biblioteca durante um mês.

9h43 - Autarca de Nova Iorque alerta: "O mundo que conhecíamos desapareceu". Bill de Blasio, decidiu, a partir desta quarta-feira, responder às dúvidas e receios dos seus seguidores, relativamente à Covid-19. 

9h37 - Nasceu mais um bebé filho de uma mãe infetada com Covid-19, no Porto. A mãe e o recém-nascido estão bem e o bebé aguarda resultado do teste.

9h30 - O número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 72 com o número de casos acumulados a ultrapassar os 2.700 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia.

9h28 - O Infarmed alerta para a possibilidade da existência de medicamentos falsificados na internet no âmbito da pandemia de covid-19 e apelou aos consumidores para comprarem apenas em sites autorizados.

9h21 - Os deputados únicos da Iniciativa Liberal e do Chega e a deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, mudaram nos últimos dias as suas rotinas parlamentares e reconhecem que é tempo de união, mas garantem manter oposição construtiva.

9h19 - Para arejar as plantas e flores que nas lojas continuam imunes à pandemia, há floristas no Porto que continuam a abrir portas, mesmo que a procura seja pouca. Mas, admitem, vai acabar tudo no lixo.

9h15 - campanha STOP COVID-19 de combate ao surto de Covid-19 iniciada pelo movimento de empresas portuguesas tech4COVID19 já conseguiu reunir mais de 100 mil euros. Este montante será agora revertido para a compra de material hospitalar para doar ao Serviço Nacional de Saúde “nos próximos dias”.

9h12 - O testemunho de uma portuguesa infetada com o novo coronavírus. Marta Alves pensou que estava com uma gripe, mas testou positivo para a Covid-19 e num relato feito à SIC, a portuguesa, residente no Porto, explicou que de um dia para o outro perdeu totalmente o olfato e o paladar, o que achou estranho porque, apesar de sentir que estava com gripe, não tinha febre, nem tosse.

9h07 - CEO da Apple, Tim Cook, publicou um vídeo na respetiva página de Twitter onde anunciou que a empresa reuniu e doará 10 milhões de máscaras para os serviços de saúde dos EUA. Mais ainda, Cook indicou que seriam doadas “mais milhões para as regiões mais afetadas na Europa”.

9h01 - TAP anunciou, esta quinta-feira, que pediu autorização aos governos de Angola e de Cabo Verde para realizar mais dois voos extra, de modo a repatriar "mais de 400 portugueses". Estes dois voos estão previstos para sexta-feira e realizar-se-ão em articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

8h53 - O governo espanhol advertiu hoje o executivo independentista da região da Catalunha de que o ministro da Saúde é a única autoridade nacional que pode ordenar o confinamento das populações no país.

8h49 - A agência espacial russa Roscosmos não vai adiar o regresso da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra no próximo mês na sequência da ameaça da Covid-19.

8h42 - A Federação Espanhola de Enologia defende que a "combinação concomitante da presença de álcool, um ambiente hipotónico e a presença de polifenois" impede a sobrevivência e a propagação da Covid-19 no vinho. A opinião, já polémica, foi expressa num comunicado emitido pelo presidente da organização, Santiago Jordi Martín

8h36 - A Rússia vai suspender todos os voos internacionais a partir das 00h de sexta-feira (21h de hoje em Lisboa) de acordo com um decreto governamental sobre novas medidas de contenção da pandemia Covid-19.

8h19 - Gordon Ramsay foi alvo de duras críticas por ter despedido cerca de 500 funcionários em plena crise por causa da pandemia do novo coronavírus. Conforme nota a imprensa internacional, o conhecido chef viu-se forçado a fechar uma série de restaurantes devido às recomendações governamentais. 

8h12 - Um casal residente na zona de Lisboa, que aguardava os resultados dos testes à Covid-19 depois de uma viagem de risco a Barcelona, foi para Portimão de autocarro. Depois de vários dias, as autoridades souberam, esta terça-feira, que o casal estava mesmo infetado.

7h56 - As ruas desertas e o bulício das cidades que esmoreceu durante esta fase da pandemia de Covid-19 inspiraram o artista Cristóvam a retratar "estes tempos estranhos" numa música que está a tornar-se viral nas redes sociais.

7h42 - O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou pela respetiva página de Twitter que tem planos para reabrir a fábrica da empresa em Nova Iorque para produzir exclusivamente ventiladores para combater o surto de Covid-19.

7h39 - Julen Lopetegui é um dos muitos espanhóis que já perdeu muitos amigos por conta desta doença, mas ainda assim, o antigo treinador do FC Porto não desmoraliza, e elogiou os profissionais de saúde que tem estado na linha da frente desta batalha.

7h35 - A comunidade portuguesa em Macau já arrecadou 105 mil patacas (12 mil euros) em menos de 48 horas para comprar material médico para Portugal associado ao combate ao surto da covid-19.

7h32 - A atriz e comediante Kathy Griffin afirmou que pode estar infetada com Covid-19, depois de ter começado a ter alguns sintomas e ter sido colocada numa “ala de isolamento”. 

7h29 - O Parlamento Europeu (PE) reúne-se hoje em sessão plenária extraordinária, em Bruxelas, com o combate à pandemia da covid-19 a dominar a agenda.

7h23 - O ministro da Saúde brasileiro classificou hoje de precipitada a quarentena decretada por alguns estados no país, que restringiram aulas, comércio e circulação de pessoas, um dia após o Presidente do Brasil ter pedido o fim do "confinamento em massa".

7h19 - A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou hoje que nas últimas 24 horas foram detetados 15 novos casos de coronavírus no país, o que eleva para 106 o número de doentes com a Covid-19, confirmados oficialmente.

7h15 - A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai abrir 35 unidades dedicadas à Covid-19 nos cuidados de saúde primários, na sequência da entrada de Portugal hoje na fase de mitigação da pandemia, foi anunciado.

7h13  - As empresas de Ovar têm "150 milhões de euros" de mercadoria em armazém e sem possibilidade de ser expedida, devido ao cerco sanitário e geográfico do concelho causado pela covid-19, disse o presidente da autarquia.

7h11 - Os Estados Unidos registaram na quarta-feira 1.031 mortes causadas pelo novo coronavírus, de acordo com uma contagem da Universidade norte-americana Johns Hopkins. O país conta ainda 68.572 casos da doença.

7h09 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia realizam hoje um novo Conselho Europeu por videoconferência para discutir a resposta conjunta à pandemia de covid-19, com Portugal e outros países a defenderem ações ainda mais robustas.

7h07 - A China anunciou hoje 67 novos casos da covid-19, todos oriundos do exterior, numa altura em que o país está a regressar à normalidade, após dois meses de paralisia, devido ao surto, que teve origem na província de Hubei.

7h05 - O Presidente da República anunciou que será hoje reforçado o equipamento médico e de proteção disponível no Hospital de Ovar, nomeadamente através do envio imediato de mil zaragatoas pelo Ministério da Saúde.

7h03 - O governo interino da Bolívia declarou na quarta-feira o estado de emergência sanitária como principal medida para combater a propagação do novo coronavírus, dado o incumprimento do período de quarentena.

7h01 - A fase de mitigação da pandemia da covid-19 entrou hoje em vigor em Portugal, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório