Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Lousada, Penafiel e Marco terão laboratórios para testes de diagnóstico

Lousada, Penafiel e Marco de Canaveses serão os concelhos do Tâmega e Sousa onde serão instalados laboratórios para testes de diagnóstico Covid-19, de acordo com informação da tutela, à qual a Lusa teve hoje acesso.

Lousada, Penafiel e Marco terão laboratórios para testes de diagnóstico
Notícias ao Minuto

13:37 - 26/03/20 por Lusa

País Covid-19

Num documento da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, pode ler-se que está previsto o funcionamento de um laboratório em cada agrupamento de centros de saúde (ACES) da região norte.

De acordo com a lista da ARS-N, Lousada representará o ACES Vale do Sousa Norte, Penafiel o ACES Vale do Sousa Sul e Marco de Canaveses o ACES Baixo Tâmega Sul.

Os laboratórios vão integrar a "rede de apoio ao diagnóstico de pessoas com suspeitas de infeção".

A sua abertura far-se-á de forma "faseada no tempo, de acordo com as prioridades definidas em função da evolução epidemiológica da epidemia e tendo em conta a dispersão geográfica da população", refere-se no documento.

Podem efetuar os testes para diagnóstico Covid-19 os laboratórios previamente autorizados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

O laboratório de Lousada funcionará no parque de estacionamento dos campos multifuncionais do complexo desportivo, em tendas disponibilizadas pelo município.

Em Penafiel, o serviço funcionará no parque de exposições disponibilizado pela câmara municipal e em Marco de Canaveses não está definida ainda a localização.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.

Portugal regista hoje 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório