Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Imagens únicas mostram coronavírus a atacar e 'matar' célula humana

As fotografias que foram tiradas em laboratório com um microscópio e coloridas digitalmente, demonstram o momento em que o vírus SARS-CoV-2 se instala na superfície de uma célula humana saudável e a ataca.

Imagens únicas mostram coronavírus a atacar e 'matar' célula humana
Notícias ao Minuto

12:22 - 26/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Como Covid-19 ataca o corpo

O Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID) revelou à comunicação social fotografias únicas do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, no momento exato em que este ataca células humanas saudáveis. 

Segundo o NIAID, as imagens foram registadas tendo como base o material biológico de um doente norte-americano, quando as células entraram em apoptose ou morte celular. Nas fotografias divulgadas, o vírus SARS-CoV-2 (pontinhos) encontra-se na superfície das células (a estrutura de maior dimensão). 

Notícias ao Minuto© NIAID

As imagens revelam ainda como o vírus mortal é pequeno comparativamente ao tamanho das células do corpo humano. Tal ocorre, segundo os cientistas, porque estes organismos diminutos são estruturas simples. Nomeadamente o novo coronavírus é composto por uma única cadeia de material genético RNA envolvida por uma bicamada lipídica e picos de proteína, também conhecidas por proteínas 'spike'.

De modo a contaminar uma célula, o coronavírus recore à sua proteína 'spike' para se ligar à membrana celular do hospedeiro. Assim que ataca e alcança o interior da célula, o vírus invasor passa a comandar a mesma célula, forçando-a a reproduzir o seu material genético 'mortal' milhares de vezes.

O processo continua até ao momento em que o microrganismo celular invadido fica saturado e morre, provocando assim uma 'enchente' de material genético do vírus no corpo, levando consequentemente à contaminação de novas células. 

A NIAID conseguiu capturar em fotografia o momento exato dessa parte da sequência de propagação. 

Notícias ao Minuto© NIAID

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório