Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Três distritos em alerta. França com dois aeroportos fechados

Em Portugal já há 43 mortes devido ao novo coronavírus. Estamos "prestes a entrar na fase de mitigação". Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Três distritos em alerta. França com dois aeroportos fechados
Notícias ao Minuto

14:52 - 25/03/20 por Andrea Pinto , Catarina Correia Rocha e Anabela Sousa Dantas

Mundo Coronavírus

Portugal contabiliza, neste momento, 43 mortes associadas ao vírus que provoca a Covid-19, mais dez do que os contabilizados esta terça-feira, segundo o boletim hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

António Lacerda Sales, o secretário de Estado da Saúde, em conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, informou que "quase 80% dos óbitos registam-se entre pessoas com 70 anos ou mais".

"Portugal está prestes a entrar na terceira fase de pandemia, a fase de mitigação que é mais crítica e isso exige de nós responsabilidades acrescidas", disse, referindo que “ao Estado cabe preparar o SNS para dar resposta aos cidadãos e a cada um de nós cabe a autoproteção e dos que nos são mais queridos".

Entretanto, lá fora, Espanha tornou-se no segundo país com mais vítimas mortais por Covid-19, ao registar, esta quarta-feira, um total de 3.434 mortos. No Reino Unido, que conta mais de 400 mortes, soube-se hoje que que o Príncipe Carlos está infetado.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomada na manhã desta quinta-feira. Já sabe: Consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]‬ (garantem resposta célere).

23h55 - Eis um balanço dos números de vítimas mortais e infeções nos países mais afetados, neste momento:

  • Itália. O país mais afetado no mundo pelo surto do novo coronavírus contabiliza agora 7.503 mortos e mais de 74 mil infetados. Esta segunda-feira, porém, registou-se uma descida no número de mortos e casos de infeção;
  • Espanha. O país vizinho contabiliza, neste momento, 3.647 mortos e mais de 49 mil infetados. É o segundo país do mundo com mais mortes, depois de Itália, tendo hoje ultrapassado a China;
  • Irão. A situação mais preocupante fora da Europa. O Irão reportou, até esta segunda-feira, 2.077 mortos e mais de 27 mil infetados;
  • França. Foi elevado para 1.331 o número total de vítimas mortais. O número de pessoas infetadas é agora de mais de 25 mil;
  • Estados Unidos. O país tem assistido a uma subida preocupante no número de mortos, que aumentou hoje para 931. Foram registados mais de 65 mil casos de infeção.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h40 - Os números globais do novo coronavírus:

  • 468.012 casos de infeção, dos quais:
  • 113.809 estão recuperados (24%);
  • 333.023 são casos ativos (71%), dos quais 14.909 estão em estado grave (4%)
  • 21.180 morreram (4,5%)

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h31 - Desentendimentos quanto à gestão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus levaram hoje à rutura da coligação do Governo do Kosovo, que perdeu a confiança do Parlamento.

23h09 - A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, anunciou hoje o isolamento de Helsínquia e toda a região envolvente, onde há o maior foco de contaminação no país, para limitar a propagação do novo coronavírus.

23h06 - Pelo menos 25 dos 27 governadores do Brasil anunciaram hoje que vão manter as regras de isolamento como medida preventiva face ao novo coronavírus, contrariando o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que pediu o fim do "confinamento em massa".

22h50 - Um hospital de campanha está a ser montado no Estádio Universitário de Lisboa para acudir eventuais necessidades decorrentes da pandemia covid-19.

22h40 - O aeroporto francês de Beauvais-Tillé vai encerrar temporariamente a partir de quinta-feira, juntando-se ao de Paris-Orly, cujo encerramento, na terça-feira, já tinha sido anunciado, na sequência da quebra no tráfego aéreo devido à propagação da pandemia da doença covid-19.

22h34 - As contas solidárias para ajuda ao combate à Covid-19 podem ser um dos 'truques' usados pelos burlões para atacar os portugueses, avisa a GNR.

22h32 - A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) denunciou hoje que "está em marcha" um despedimento coletivo na empresa de cruzeiros do Douro Scenic - Luxury Cruises & Tours Australia, representada pela empresa Waratah,Unipessoal, Lda.

22h25 - O Brasil tem hoje 57 mortos e 2.433 infetados pelo novo coronavírus, no dia em que o Ministério da Saúde anunciou que irá autorizar o uso do medicamento cloroquina para tratamento de casos graves.

Enquanto isso: Regina Duarte, atual secretária da Cultura do governo de Jair Bolsonaro, usou as suas redes sociais para esta terça-feira para se mostrar contra a quarentena.

22h10 - A Bélgica quer aumentar a capacidade de fazer testes de despistagem da covid-19 até 10 mil por dia, contra os cerca de dois mil atuais, número considerado insuficiente pelos médicos, anunciou hoje o Governo.

22h00 - O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou hoje a suspensão do repatriamento dos cidadãos do país que se encontram fora do país, no meio da crise devido à pandemia da covid-19.

21h50 - Impacto no desporto. O Union Berlin anunciou que os jogadores e a equipa técnica do escalão principal aceitaram abdicar dos respetivos ordenados para salvaguardar a saúde financeira do clube.

O All England Lawn Tennis Club anunciou, esta quarta-feira, que decidiu convocar uma reunião de emergência para a próxima semana, na qual será discutida a realização do torneio de Wimbledon, que permanece em dúvida devido à pandemia de Covid-19.

21h41 - Através do Twitter, e sem criticar diretamente a administração Trump, Barack Obama tem deixado mensagens de encorajamento e tem pedido aos norte-americanos para tomarem as precauções necessárias face ao coronavírus.

21h38 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através do gabinete da secretária de Estado das Comunidades, reiterou hoje a recomendação para que os portugueses retidos na Austrália por causa da pandemia procurem alternativas de voos comerciais.

21h26 - Mais de 400 mil pessoas inscreveram-se como voluntários menos de 24 horas após o apelo feito pelo governo britânico para ajudar o Sistema Nacional de Saúde (NHS) durante a pandemia covid-19, revelou hoje o primeiro-ministro, Boris Johnson.

21h25 - A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em conjunto com outras agências, lançou hoje um Plano Global de Resposta à covid-19 que pretende agir sobre as consequências sanitárias e humanitárias desta pandemia em populações que já estavam fragilizadas.

21h17 - Cerca de 30% das pessoas contagiadas até hoje pelo novo coronavírus nos países da União Europeia (UE), Islândia, Liechtenstein e Noruega foram hospitalizadas, das quais 4% apresentavam sinais de doença grave.

21h16 - Elementos do Exército e da Cruz Vermelha vão substituir esta noite uma parte dos funcionários do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, onde permanecem cerca de 60 utentes que foram hoje testados à Covid-19.

21h15 - A igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém foi hoje encerrada como parte das medidas sem precedentes para conter a pandemia da Covid-19 em Israel e nos territórios palestinos, onde já ocorreu a primeira morte.

21h04 - O estado de emergência hoje declarado em Angola estabelece restrições de circulação em território nacional e possibilidade de confinamento compulsivo em casa ou estabelecimentos de saúde.

21h02 - Um funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano e residente na casa do Papa Francisco está hospitalizado após acusar positivo no teste do novo coronavírus, pandemia que em Itália causou já 7.503 mortos.

20h52 - A Madeira tem 20 casos confirmados de infeção por Covid-19, mais quatro do que na terça-feira, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da região autónoma.

20h50 - Mais de 60.000 casos de Covid-19 foram registados hoje nos Estados Unidos, incluindo 849 mortos, mais 250 do que no dia anterior, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

20h33 - A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) havia indicado que os distritos em alerta laranja eram Lisboa, Porto e Braga, mas essa informação foi corrigida. É Aveiro, e não Braga, que está em alerta laranja.

Em conferência de imprensa, o comandante nacional da Proteção Civil, Duarte Costa, disse que a decisão de elevar o estado de alerta deve-se ao facto de aqueles distritos serem os que apresentam mais riscos e mais casos de infeções.

20h28 - A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defende que sejam aumentados os testes à Covid-19 e que inclusivamente sejam colhidas amostras aleatórias em todas as regiões do país. 

20h23 - A empresa portuguesa de impressões a três dimensões FAN3D criou um formulário para a produção de viseiras, de auxílio a hospitais, tendo já mais de 50 entidades aderido ao movimento.

20h21 - EverydayCovid é o nome do projeto criado por fotógrafos e fotojornalistas portugueses, que têm uma página de Instagram onde partilham os seus registos fotográficos de um país em estado de emergência. As imagens de um país que vive em isolamento. 

20h13 - As autoridades de saúde de Nova Iorque instalaram uma morgue improvisada no mesmo local usado durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, para acolher as vítimas mortais da pandemia Covid-19.

20h01 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema de saúde para a fase de mitigação da pandemia da Covid-19 ao abrigo de uma norma que entra em vigor às 00h00 de quinta-feira. Saiba o que consta desta norma

19h57 - Os Açores registaram hoje o primeiro caso de transmissão local da Covid-19, na ilha Terceira, e a Autoridade de Saúde Regional admite a possibilidade de isolar a localidade onde foi detetado, mediante a evolução do contágio

O arquipélago tem até ao momento 22 casos confirmados da Covid-19, em cinco ilhas, mas apenas um deles não foi importado. 

19h51 - O Turismo de Portugal reforçou e adaptou algumas medidas de apoio ao setor da saúde, incluindo a colaboração numa plataforma de alojamento para profissionais de saúde

19h40 - O Ministério da Administração Interna informou que "até ‪às 18h00 de hoje", foram detidas mais 39 pessoas "por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório". O ministro Eduardo Cabrita indicou que foram encerrados 649 estabelecimentos. 

19h29 - A EDP Brasil doou seis milhões de reais (1.10 milhões de euros) à organização social Comunitas para a compra de ventiladores destinados a hospitais públicos de São Paulo, o estado brasileiro mais afetado pelo novo coronavírus.

19h28 - Os Bombeiros Voluntários de Camarate irão assegurar "o transporte de medicamentos àqueles que neste momento estão em situação de maior fragilidade".

19h27 - A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) pediu aos diretores dos agrupamentos de escolas do país que contabilizem o material de proteção individual que possuem nos seus equipamentos devido à pandemia covid-19.

19h25 - Uma rede que agrega empresas e entidades públicas e académicas da Covilhã e do Fundão criou uma viseira para profissionais de saúde e vai lançar uma ação de financiamento para garantir a doação aos hospitais da região.

19h21 - Números em França. O diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon, anunciou hoje que o país tem 25.233 casos confirmados do novo coronavírus, 1.331 mortos em meio hospitalar e que a "crise vai ser longa".

19h20 - O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, realizou desde meados de fevereiro 4.066 testes para detetar a infeção pelo novo coronavírus, dos quais 699 deram positivo.

19h18 - Uma pessoa foi detida e 795 foram impedidas de entrar em Portugal desde que foi reposto o controlo temporário das fronteiras terrestre devido à pandemia de Covid-19, avançou hoje à Lusa o SEF.

19h10 - Augusto Santos Silva falou depois da reunião com os parceiros sociais. O ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que "as empresas podem recorrer a um mecanismo que garante ao trabalhadores que não estão em laboração 2/3 do seu salário e 1/3 é assegurado pela Segurança Social".

O governante, alinhando com os parceiros sociais, sublinhou a necessidade de "agilizar a implementação" das medidas "que já foram tomadas", para que "estejam no terreno o mais rápido possível".

19h08 - Brasil sem consenso. O Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, disse hoje que não respeitará decisões do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na área de saúde pública e no combate ao novo coronavírus.

19h07 - A mara de Lisboa vai continuar a fornecer refeições aos alunos mais carenciados durante as férias da Páscoa e as escolas que receberem filhos de profissionais em serviço essencial durante a pandemia de covid-19 permanecerão abertas.

19h04 - Quatro emigrantes de Ribeira de Pena, que trabalham no Luxemburgo, foram detidos pela PSP de Chaves por "desobediência e desrespeito à quarentena que foi imposta", disse hoje à Lusa fonte da força policial.

19h02 - Dois idosos com teste positivo à covid-19 morreram em Moscovo, anunciaram hoje as autoridades de saúde da capital russa, que não precisaram até ao momento o motivo exato destas mortes.

19h01 - As Forças Armadas registaram 15 casos de militares infetados com o novo coronavírus, que causa a covid-19, um dos quais está curado, confirmou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).

19h00 - Doze polícias e três técnicos sem funções policiais estão infetados com o novo coronavírus e cerca de 450 elementos da Polícia de Segurança Pública estão de quarentena, avançou hoje aquela força de segurança.

18h57 - Camila Cabello anunciou esta terça-feira que, devido à pandemia da Covid-19, decidiu adiar a digressão 'Romance', que passava por Portugal, no festival Rock in Rio.

18h43 - Tedros Adhanom Ghebreyesus, o diretor-geral da OMS, chamou ainda a atenção para a solidão. "Distância física não significa distância social. Precisamos todos de contactar os nossos pais, vizinhos, amigos e familiares que vivam sozinhos ou em lares, da forma que for possível, para que saibam como são amados e valorizados".

18h34 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) volta a pedir aos países que implementem medidas de isolamento, alertando-os para os custos de não o fazer. "Já ultrapassámos muitas pandemias e crises antes. Vamos ultrapassar esta também. A questão é o quão grande será o preço a pagar. Já perdemos mais de 16 mil vidas. Sabemos que vamos perder mais - esse número será determinado pelas decisões que tomarmos e ações que implementarmos".

18h24 - Presidente da República falou depois de receber a União das Misericórdias Portuguesas e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que há muita gente em casa, por causa dos filhos, "em alguns casos, cerca de 40% do pessoal", mas indicou que não se podem fazer "generalizações", porque muitas pessoas ficaram em casa por causa do risco.

"Daí a preocupação em ir acompanhando o estado de saúde do pessoal que trabalha nos lares, daí a preocupação com o seu enquadramento familiar e também com a desinfeção dos lares".

18h20 - Isabel Camarinha, líder da CGTP, falou no final da mesma reunião com os parceiros sociais. "Vamos continuar a nossa batalha para que haja mais medidas e medidas efetivamente excecionais, que garantam que os trabalhadores não perdem os seus rendimentos e não perdem os seus postos de trabalho", indicou. 

18h15 - António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), colocou a tónica na "rapidez" da aplicação de medidas, à saída de uma reunião com o Governo, esta tarde, em sede de concertação social. O representante, ressalvando que "nenhum estado-membro sozinho consegue ultrapassar esta crise sozinho", sublinhou que a União Europeia tem que agir e que "é necessário que as medidas sejam rápidas e que cheguem a cada um dos estados-membros". 

"As medidas têm que ser rápidas", defendeu, para que "cheguem rapidamente às empresas" e, assim, "salvar as economias e salvar os empregos". "A rapidez é a palavra de ordem", repetiu, esclarecendo que é necessário "remover a parede da burocracia".

18h09 - O comandante nacional da Proteção Civil anunciou, esta quarta-feira, que os distritos do Porto, Lisboa e Braga foram colocados em alerta laranja no âmbito do combate à pandemia.

18h05 - Mais de três mil milhões de pessoas em quase 70 países ou territórios estão atualmente confinadas nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da covid-19, segundo um balanço hoje avançado pela AFP.

18h01 - A evolução da pandemia em alguns países afetados:

17h59 - Em Ovar, é possível passear animais de estimação? PAN quer que seja.

17h55 - Coronavírus foi detetado nos esgotos dos Países Baixos. Os testes de ADN confirmaram a presença do vírus no esgoto das cidades de Amesterdão e de Tilburg. A diarreia é um dos sintomas verificados em alguns dos doentes.

17h51 - O governador do estado de São Paulo repudiou hoje a recomendação do presidente brasileiro contra o confinamento durante a pandemia de covid-19, enquanto Jair Bolsonaro o acusou de o atacar politicamente por ter pretensões à presidência.

17h50 - Comando Distrital da PSP de Santarém, através da Esquadra Policial de Tomar, deteve esta quarta-feira de manhã dois jovens, com 23 e 32 anos de idade, pelo crime de desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, previsto no Estado de Emergência em vigor no nosso país.

17h47 - A Arábia Saudita anunciou hoje a quarentena na capital, Riad, e nas duas cidades mais sagradas do país, Medina e Meca, e estendeu o recolher obrigatório, já em vigor, para combater a pandemia Covid-19.

17h44 - A cadeia internacional El Corte Inglés apresentou hoje no Ministério do Trabalho de Espanha um Expediente de Regulação Temporária do Emprego (ERTE) que afetará cerca de 26.000 trabalhadores naquele país,  comprometendo-se a empresa a complementar até 100% os seus salários.

17h28 - Impacto no desporto. A Premier League estuda cortes nos salários dos jogadores. Em Espanha, o Girona anunciou que um jogador da equipa principal acusou positivo por infeção pelo novo coronavírus.

Entretanto, o tenista suíço Roger Federer anunciou hoje que vai doar um milhão de francos suíços a famílias carenciadas no seu país que estejam a sofrer consequências da pandemia da Covid-19.

17h15 - Os municípios fazem os possíveis para manter as populações em segurança. Em Ponte de Lima, dois carros percorrerão todas as freguesias, emitindo avisos sonoros.

17h07 - Itália. Número de mortos em Itália é agora de 7.503, tendo-se registado 683 mortos nas últimas 24 horas, um crescimento de 10%, o que também significa uma descida desta percentagem em relação a terça-feira.

Em relação ao número de casos confirmados, foram contabilizados mais 5.210 infetados, cifrando-se agora o número total em 74.386. A percentagem de variação volta a descer - algo que acontece desde segunda-feira - desta vez para 7.5%.

17h05 - O aeroporto de Orly, Paris, encerra temporariamente ao tráfego comercial a partir de 31 de março devido à queda "substancial e brutal" do tráfego decorrente das restrições de circulação relacionadas com o coronavírus, anunciou a administração.

16h48 - A vice-presidente do governo de Espanha Carmen Calvo fez um teste ao coronavírus que deu um resultado "positivo", estando o seu estado a "evoluir favoravelmente", anunciaram hoje fontes do executivo espanhol.

Recorde-se que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, está em quarentena na residência oficial, depois da sua mulher ter sido infetada. A sua mãe e sogro estão hospitalizados.

16h36 - A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas pediu hoje ao Governo a possibilidade do teletrabalho a tempo parcial combinado com a medida governamental de apoio à família a tempo parcial, para que estas não percam rendimentos face à pandemia da Covid-19.

16h35 - A ASAE fiscalizou 41 operadores económicos, até ao início da tarde de terça-feira, no âmbito da especulação de preços de produtos relacionada com a epidemia de covid-19 e comunicou quatro processos-crime ao Ministério Público.

16h34 - O presidente da Câmara de Ribeira de Pena disse que foi hoje enviado ao Governo um pedido de declaração da situação de calamidade no concelho e a suspensão das obras nas barragens do Tâmega.

16h14 - Rui Rio, líder do Partido Social-Democrata (PSD), recorreu ao Twitter, na tarde desta quarta-feira, para reagir à notícia de que o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tinha pedido a reabertura de escolas, comércio e fim do isolamento no país

16h11 - Estruturas sindicais alertaram hoje que os direitos dos trabalhadores em instituições de solidariedade e misericórdias estão a ser atropelados com a imposição de 10 e 12 horas de trabalho e de regimes de internato.

15h49 - Mário Centeno em conferência de imprensa. "O país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise", disse o ministro das Finanças.

"Temos contudo algumas certezas: tudo faremos para voltar à normalidade e o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise"15h47 - As autoridades indianas estão a enfrentar dificuldades para conseguirem manter 1,3 mil milhões de pessoas em suas casas, como forma de combater a disseminação do novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19.

15h42 - O grupo parlamentar de Aveiro do PSD revelou hoje ter pedido ao Governo uma "discriminação positiva" para empresas e trabalhadores de Ovar, único concelho do país sujeito a quarentena geográfica e encerramento da maioria da atividade económica.

15h34 - Associações médicas condenaram hoje o que classificam de "discurso de morte" do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que instou a população a romper o isolamento imposto para combater a pandemia de Covid-19 para evitar um colapso da economia.

Esta posição, sublinhe-se, é replicada por outras personalidades brasileiras, como um empresário da restauração, que disse publicamente que o Brasil não pode parar "por causa de 5 ou 7 mil pessoas que vão morrer".

15h10 - Vladimir Putin vai fazer uma declaração ao país, esta quarta-feira, acerca da crise provocada pelo novo coronavírus. Recorde-se que a Rússia tem 658 casos de infeção por Covid-19. 

14h58 - A diretora-geral da Saúde garantiu hoje que os números de mortos e infetados por covid-19 que constam do boletim da Direção-Geral da Saúde são "absolutamente certos" e que os dados mais minuciosos vão ser melhorados através de um sistema complementar.

14h50 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório