Meteorologia

  • 03 ABRIL 2020
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 20º

Edição

Tutela pede levantamento de materiais de proteção a escolas

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) pediu aos diretores dos agrupamentos de escolas do país que contabilizem o material de proteção individual que possuem nos seus equipamentos devido à pandemia covid-19, segundo uma mensagem consultada hoje pela Lusa.

Tutela pede levantamento de materiais de proteção a escolas
Notícias ao Minuto

19:19 - 25/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Solicito a seguinte informação sobre EPI [Equipamento de Proteção Individual] existente à data de hoje: número de máscaras, número de luvas, outro equipamento de proteção individual como por exemplo batas descartáveis e produtos de desinfeção alcoolizados", lê-se no email enviado aos diretores de escolas através dos delegados regionais.

A agência Lusa contactou o Ministério da Educação para perceber qual o objetivo desta iniciativa, tendo o gabinete do ministro Tiago Brandão Rodrigues confirmada a intenção de fazer um levantamento devido ao surto epidemiológico que o país atravessa.

"Trata-se de um levantamento que está a ser feito a nível nacional, atendendo à solicitação da Subcomissão Nacional da Proteção Civil, entidade responsável pelo acompanhamento e monitorização de várias questões específicas neste momento de surto epidemiológico que o país atravessa", lê-se na resposta escrita enviada à Lusa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira.

Dos infetados, 276 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 22 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório