Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: O que diz a norma para a fase de mitigação

O que muda a partir das 00h00 desta quinta-feira, quando o país entrar na terceira e mais grave fase de resposta à pandemia? A DGS explica.

Covid-19: O que diz a norma para a fase de mitigação
Notícias ao Minuto

19:54 - 25/03/20 por Lusa com Notícias ao MInuto

País DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema de saúde para a fase de mitigação da pandemia da Covid-19 ao abrigo de uma norma que entra em vigor às 00h00 de quinta-feira.

De acordo com o Plano Nacional de Preparação e Resposta, da DGSa fase de mitigação, nível vermelho de alerta e de resposta três - a mais elevada de uma escala de três -, corresponde à presença de casos de infeção com vírus da Covid-19 em território nacional e divide-se aos subníveis de "cadeias de transmissão em ambientes fechados" e "cadeias de transmissão em ambientes abertos".

O que diz a norma

A norma fixa o modelo de abordagem da pessoa com suspeita de infeção ou com infeção por Covid-19.

A que entidades se aplica

É aplicável às unidades de todo o sistema de saúde, incluindo hospitais públicos e privados e centros de saúde.

O que diz a norma sobre os testes

As pessoas com suspeita de infeção, isto é, que apresentam sintomas como febre, tosse persistente ou tosse crónica agravada e dificuldade respiratória, devem ser testadas. Na presença destes sintomas, as pessoas devem ligar para a linha telefónica gratuita SNS 24 (808 24 24 24), que fará o encaminhamento dos casos.

Prioridade nos testes

Em caso de impossibilidade de testar toda a gente com suspeita de infeção, a DGS estabeleceu uma cadeia prioritária: primeiro, são os doentes com critérios de internamento hospitalar; segundo, os recém-nascidos e as grávidas; terceiro, os profissionais de saúde com sintomas.

Seguem-se os doentes com comorbidades (como asmáticos, insuficientes cardíacos, diabéticos, doentes hepáticos ou renais crónicos, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica e doentes com cancro) ou pessoas com imunidade mais frágil; e as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como residentes em lares ou que estão em unidades de convalescença.

Por último, são testadas as pessoas em contacto próximo com estes doentes.

O que significa a fase de mitigação

É a terceira e mais grave fase de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

A resposta é focada na atenuação dos efeitos da Covid-19 e na diminuição da sua propagação, minimizando nomeadamente a mortalidade associada.

Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão ao centro de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados.

Nesta fase, a mais grave no combate à pandemia, estima-se que cerca de 80% dos infetados deverão ter sintomas ligeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório