Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal vai entrar na fase "mais crítica". Temos já 43 mortos

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal vai entrar na fase "mais crítica". Temos já 43 mortos
Notícias ao Minuto

07:58 - 25/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Depois de várias revisões, o último boletim divulgado pela Direção-Geral de Saúde, esta quarta-feira, confirmou que Portugal tem, 43 mortes associadas à Covid-19. No que diz respeito ao número de casos confirmados de infeção, registaram-se no último dia quase 3 mil infetados. Há ainda registo de mais de 18 mil pessoas em todo o mundo que morreram de Covid-19 desde o aparecimento da doença em dezembro e mais de 420 mil foram infetadas com o novo coronavírus

Durante a noite de ontem, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, deu conta de 27 detenções feitas por causa do desrespeito pelas medidas de confinamento. Ainda antes, no debate quinzenal, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu no Parlamento, que o encerramento das escolas poderá "ir muito além" das férias da Páscoa devido à "maratona" que estamos a enfrentar.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

14h40 - Os médicos dos hospitais públicos do Zimbabué começaram uma greve devido à falta de equipamento de proteção, num contexto em que a pandemia do novo coronavírus começa a generalizar-se num país com o sistema de saúde em colapso.

14h34 - Os mais de cem portugueses retidos na Austrália e sem trabalho, por causa da pandemia da covid-19, lançaram hoje uma petição, que já conta com 340 assinaturas, a pedirem o repatriamento "com urgência".  

14h29: A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa juntou alunos e professores e montou uma linha de montagem para produzir máscaras viseiras de proteção para os profissionais de saúde, anunciou hoje aquela instituição.

14h21 - O diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez, afirmou hoje que "até à data" não sentiu falta de qualquer equipamento de proteção individual, nem prevê que tal aconteça a curto prazo.

14h18 - Aproxima-se a fase de mitigação em Portugal. Esta entra em vigor às 00:00 de quinta-feira e corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta. Esta é uma fase essencial para a propagação do vírus, pelo que deve cumprir à risca as medidas impostas pelo Governo. Saiba mais sobre o assunto AQUI.

14h12 - O paredão de Cascais foi encerrado hoje por tempo indeterminado, desde a vila até à praia da Poça, em S. João do Estoril, no sentido de controlar a propagação da covid-19. A interdição abrange toda a zona junto ao mar.

13h59 - A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) recomendou que o lixo produzido por doentes com Covid-19 ou suspeitos de estarem infetados seja depositado em sacos de plástico resistentes e descartáveis, usando apenas dois terços da capacidade, e colocado num contentor com tampa, preferencialmente acionada com pedal.

13h55 - As autoridades japonesas recomendaram aos seus cidadãos que não viajem para nenhum país devido à contaminação pela pandemia da Covid-19, sendo a primeira vez que esta medida é adotada, anunciou hoje a comunicação social local.

13h51 - Espanha assinou um contrato de 432 milhões de euros com a China para a compra de equipamentos médicos, incluindo 550 milhões de máscaras, 950 respiradores, 5,5 milhões de testes rápidos de coronavírus e 11 milhões de luvas.

13h49 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje apoios mais robustos à economia para enfrentar a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, considerando que as medidas apresentadas são tímidas, e exigiu respostas urgentes às populações e às micro e pequenas empresas.

13h41 - Cerca de meio milhão de pessoas pediu subsídios de subsistência no Reino Unido nos últimos nove dias, foi hoje divulgado, aumentando a pressão sobre o Governo para apresentar medidas de proteção aos trabalhadores independentes afetados pela pandemia Covid-19. 

13h39 - A Alemanha vai proibir a partir de hoje a entrada de trabalhadores sazonais estrangeiros no país numa tentativa de travar a propagação do novo coronavírus, apesar dos alertas do setor agrícola alemão que receia a falta de mão-de-obra.

13h33 - Mais de 80 músicos e atores, de vários países, incluindo Portugal, vão aturar, a partir de casa para o mundo, a partir de sexta-feira, no âmbito do HomeStage Festival, que visa a chamar a atenção para a precariedade no setor dos espetáculos.

13h31 - Várias embalagens de álcool etílico, em quantidade ainda não apurada, foram furtadas do Laboratório de Regional de Saúde Pública da Madeira, na sequência de um assalto hoje de madrugada, indicou o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

13h29 - Idoso abandona lar ao saber que companheiros tinham morrido. O homem diz que não quer viver últimos dias de vida longe da família e em solidão.

13h23 - O Irão prepara-se para proibir até sexta-feira a circulação entre as cidades do país devido à progressão da epidemia da Covid-19, segundo declarações feitas hoje por responsáveis em Teerão.

13h21 - A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje de 17 para 22 o número de doentes infetados pelo novo coronavírus na região, juntando dois novos casos na ilha Terceira, outros dois no Faial e um em São Miguel.

13h19 - A urgência pediátrica do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, retomou hoje o funcionamento a 24 horas, após regressarem os 35 profissionais sujeitos a quarentena devido à Covid-19, anunciou o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga.

13h15 - A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) exigiu hoje medidas "mais claras" e de "rápida operacionalização" para travar o encerramento de empresas do setor e a destruição de emprego, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19.

13h11 - Brighton e o Bournemouth estão a promover uma campanha junto de outros clubes da Liga inglesa para oferecerem 100.000 bilhetes para jogos aos profissionais do sistema de saúde, que combatem a Covid-19, no Reino Unido.

13h06 - O número de casos da covid-19 na África do Sul aumentou para 709 casos positivos, anunciou hoje o ministro da Saúde.

13h02 - O número de casos de infeção pelo coronavírus na Bélgica aumentou hoje 668 face a terça-feira, para um total de 4.937, e o número de mortes subiu 56, para um total de 178, anunciaram as autoridades.

12h54 - A Azores Airlines, do grupo SATA, terminou hoje "mais um conjunto de voos de repatriamento" de passageiros face ao estado de emergência devido à pandemia da Covid-19, anunciou a companhia, indicando que "581 passageiros regressaram a casa".

12h47 - António Lacerda Sales, o secretário de Estado da Saúde, em conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, na manhã desta quarta-feira, começou por dizer que "quase 80% dos óbitos registam-se entre pessoas com 70 anos ou mais". "Portugal está prestes a entrar na terceira fase de pandemia, a fase de mitigação que é mais crítica e isso exige de nós responsabilidades acrescidas", disse. O secretário de Estado alertou ainda que “ao Estado cabe preparar o SNS para dar resposta aos cidadãos e a cada um de nós cabe a autoproteção e dos que nos são mais queridos".

"Estamos em fase 3.2 o que quer dizer que temos transmissão comunitária, não exuberante nem descontrolada, mas temos. É por isso que esta noite, às 00h, vai entrar um novo plano para abordar a Covid-19", revelou a diretora-geral da Saúde, garantindo que "o número de mortos é inquestionável". A transição para a fase de mitigação "pode ter turbulência e estamos cá para resolver os obstáculos. Estamos cá para resolver os problemas e para prestar assistência de acordo com o grau de evolução da doença", referiu ainda, Graça Freitas.

12h31 - Uma equipa do INEM vai fazer hoje testes a todos os idosos e funcionários do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, de onde já foram retirados os utentes confirmados com covid-19, disse fonte da autarquia.

12h25 - Os portugueses que se encontram em Angola à espera de regressar a Portugal, depois de o país africano fechar fronteiras para travar o novo coronavírus, mostram-se frustrados e descontentes face à falta de resposta das entidades portugueses.

12h21 - O mais recente boletim da Direção Geral da Saúde dá conta de que Portugal  tem nesta altura 2.995 casos positivos e que o número de mortes subiu para 43. Registam-se ainda 22 casos recuperados, o mesmo número de ontem.

12h11 - O músico britânico Harry Styles adiou para 2021 a próxima digressão europeia, 'Love on Tour', incluindo o concerto que tinha marcado para 20 de maio, em Lisboa, já esgotado, foi hoje anunciado.

12h09 - A Proteção Civil de Mira proibiu hoje o estacionamento na marginal da Praia de Mira e bloqueou o acesso ao parque do Poço da Cruz, para "evitar aglomeração de pessoas" e conter a propagação do coronavírus.

12h07 - A escassez de comida é uma das potenciais consequências da crise causada pela pandemia de Covid-19 no Reino Unido, podendo resultar em racionamento ou motins, admitiram hoje dois analistas em segurança. 

12h05 - O primeiro-ministro fez um ponto de situação a partir do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que "tem sido o hospital de primeira linha para combater esta pandemia" onde agradeceu o trabalho de "todos os profissionais de Saúde incansáveis". António Costa disse ainda que "antes do número de testes e dos ventiladores" que todos mantenham "a disciplina" e que fiquem "o máximo possível em casa". "Evitar que fiquemos contaminados é a melhor ajuda que os profissionais podem ter", garantiu.

11h59 - Mais de 19 mil pessoas morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais divulgados hoje às 11h.

11h57 - A mara do Fundão lançou uma bolsa de voluntários para reunir pessoas que possam ajudar lares e serviços de apoio domiciliário, em caso de necessidade, durante o combate à pandemia da Covid-19, anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Castelo Branco.

11h53 - As autoridades cabo-verdianas registam quatro casos de Covid-19 no arquipélago, um dos quais confirmado nas últimas horas na cidade da Praia, um cidadão cabo-verdiano que regressou de França num voo através de Lisboa.

11h41 - Um total de 23 pessoas, entre elas duas freiras, morreram no lar de idosos Santísima Virgen e San Celedonio, infetados com coronavírus, no distrito de Chamartín, em Madrid. Há ainda mais de 30 profissionais desta residência para idosos encontram-se ainda em quarentena, fora das instalações.

11h35 - A venda de jogos de tabuleiro na região do Porto aumentou exponencialmente nas grandes superfícies desde o início de março, assim que parte da população decidiu ficar em casa devido à covid-19, sendo o Monopólio um dos mais procurados.

11h32 - O presidente da Câmara do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, disse que uma amostra de técnicos das Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho começa hoje a fazer o rastreio à Covid-19 como medida preventiva. Já a mara de São de Alportel adiou o pagamento de faturas de água e rendas de habitação social até 30 de junho para mitigar o impacto económico do isolamento decretado.

11h30 - Os serviços da Segurança Social, Autoridade para as Condições do Trabalho e outros serviços públicos na área do emprego permanecerão em funcionamento com atendimento presencial durante o estado de emergência, segundo um despacho publicado em Diário da República.

11h28 - Para Bill Gates será mais fácil recuperar a economia do que vidas. co-fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates deu uma entrevista onde comentou a preocupação com a economia de líderes mundiais como o Presidente dos EUA, Donald Trump, em relação ao surto de Covid-19. 

11h21 - Em tempos de pandemia e de Estado de Emergência, o melhor remédio é mesmo rir… em casa. Foi a pensar nisso que vários humoristas decidiram juntar-se e oferecer aos portugueses um festival recheado de gargalhadas para combater o isolamento social. O Festival Rir em Casa começa já amanhã, dia 26 de março, no instagram oficial do evento.

11h09 - Uma mulher portuguesa com mais de 70 anos foi detida no Funchal, em flagrante delito, por incumprimento da quarentena domiciliária determinada pela autoridade de saúde, devido à pandemia de covid-19, informou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

11h03 - A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) criou uma linha de atendimento telefónico gratuito para prestar aconselhamento especializado aos diabéticos durante a pandemia da Covid-19, evitando deslocações de uma população que é de risco.

11h01 - Os sindicatos e as associações profissionais das forças de segurança espanholas apelaram ao Governo para lhes dar uma "proteção imediata e eficaz" contra o coronavírus, que, de acordo com os seus dados, já afeta pelo menos 9.000 agentes.

10h59 - A confiança empresarial na Alemanha colapsou devido à pandemia, depois de sofrer a maior queda desde a unificação do país, com o indicador a cair para um mínimo desde julho de 2009 porque a "economia alemã está em choque".

10h56 - Desempregada junta voluntárias para costurar batas e toucas. O apelo de Paula Santos nas redes sociais soou a toque a rebate e, em menos de 24 horas, reuniu 110 mulheres dispostas a costurar batas e toucas de combate à Covid-19.

10h51 - As autoridades turcas detiveram 410 internautas acusados de compartilhar nas redes sociais conteúdos infundados e falsos relacionados com o novo coronavírus, anunciou hoje o ministro do Interior turco.

10h49 - O Ministério da Saúde do Irão, um dos países mais afetados do mundo pela pandemia da Covid-19, anunciou hoje a morte de 143 pessoas infetadas, elevando o número oficial de vítimas mortais para 2.077.

10h45 - O príncipe Carlos testou positivo para o novo coronavírus. A notícia foi avançada em comunicado, citado pela Sky News. O herdeiro do trono britânico, de 71 anos, terá tido alguns sintomas mas, é referido, "continua de boa saúde" e está isolado na Escócia com Camila, a duquesa da Cornualha, que não está infetada com o vírus.

10h41 - O centro de rastreio móvel Covid-19 da Maia abre hoje junto ao Estádio Municipal para testar "profissionais das unidades de saúde do concelho", passando depois a atender, "por agendamento", pessoas "sinalizadas" para o despiste, revelou fonte do município.

10h36 - Espanha é já o segundo país do mundo com mais mortos, passando à frente da China, país onde esta pandemia teve início. São já 3.434 vítimas mortais.

10h32 - A Guiné-Bissau registou os primeiros dois casos da covid-19, anunciou hoje o autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, na sua conta no Facebook.

10h27 - O Instituto Português do Oriente (IPOR) vai lançar conteúdos online para ajudar professores de português espalhados pelo mundo que estão a ensinar à distância devido ao surto da covid-19, disse hoje à Lusa o diretor da instituição.

10h21 -  O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina anunciou em conferência de imprensa esta quarta-feira, a suspensão do pagamento da rendas de todos os fogos municipais, até 30 de junho. A medida "abrange 23 mil famílias e 70 mil pessoas", referiu. O autarca deu ainda conta de que vai isentar o "pagamento de rendas", até 30 de junho, de "todos os estabelecimentos comerciais em espaços municipais, quer sejam da Camâra ou empresas municipais, que encontrem encerrados". 

10h19 -  A Alemanha, o quinto país do mundo com mais casos do novo coronavírus, regista 31.554 pessoas infetadas, um aumento de 4.118 em relação ao dia anterior, indica a página oficial do Instituto Robert Koch. Há ainda registo de 149 vítimas mortais da Covid-19.

10h16 - Mais de 150 passageiros e elementos da tripulação do navio de cruzeiros que acostou no domingo no porto de Lisboa são repatriados hoje à tarde, num voo para Marselha, em França, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).

10h12 - O parlamento britânico vai encerrar durante quase um mês, a partir de hoje à noite, e os deputados serão enviados para casa uma semana antes do período habitual de férias da Páscoa devido à pandemia da Covid-19.

10h07 - De acordo com um novo estudo, a junção de elementos como distanciamento social, isolamento, quarentena, fecho das escolas e a escolha de trabalhar a partir de casa, pode reduzir o valor de contágio da Covid-19 em até 99,3%.

9h59 - Idris Elba mostrou-se revoltado com as acusações de Cardi B que afirmou que as celebridades estariam a ser pagas para revelarem que tinham sido infetadas com o novo coronavírus. "A ideia de que alguém, como eu, ser pago para dizer que tem coronavírus é uma parvoíce, uma estupidez", afirmou o ator num direto feito na sua conta de Instagram.

9h58 - A autarca da Câmara de Toronto, no Canadá, justificou hoje a decisão de entrar em estado de emergência para conter a pandemia da Covid-19, porque permite dar mais "agilidade e rapidez para responder à crise".

9h56 - Um dos principais nomes do Marítimo nos últimos anos, o guarda-redes Charles elogiou a atitude da Federação Portuguesa de Futebol ao decidir parar o campeonato após o aumento do número de casos do novo coronavírus no país. Segundo o guardião, essa medida ajudará a não dar espaço para que a doença se alastre.

9h53 - O ministro de Estado e coordenador da Comissão da Covid-19 em Angola, general Pedro Sebastião, convocou para hoje uma reunião interministerial para abordar a declaração do estado de emergência e os procedimentos subsequentes.

9h46 - Itália anunciou o reforço das medidas de punição para os que não cumpram as regras de confinamento impostas no país e que visam diminuir o risco de propagação da doença. As novas medidas incluem penas de prisão para aqueles que violem a quarentena.

9h43 - apelo era do Serviço Nacional de Saúde britânico: eram precisos voluntários para ajudar na luta contra a Covid-19. A resposta não se fez esperar. Em menos de 16 horas, mais de 170 mil pessoas ofereceram-se para ajudar.

9h39 - Um especialista em nutrição desportiva, considera que a paragem das competições e dos treinos obriga os atletas a alterarem o seu plano alimentar e que a perda de massa muscular deve ser a principal preocupação. Pedro Carvalho avança que muitos clubes estão a fazer chegar aos seus atletas as refeições já prontas.

9h36 - A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) disponibiliza a partir de hoje uma linha de apoio para polícias e seus familiares na qual podem pedir informações, esclarecimentos sobre ação social ou acompanhamento psicológico, foi hoje anunciado.

9h31 - O jornal 'Correio da Feira', com redação em Santa Maria da Feira, está hoje sem edição em papel, após suspensão de uma tiragem semanal na ordem dos 5 mil exemplares devido à falta de publicidade.

9h27 - As associações de animais temem a redução de donativos e aumento de abandonos, depois de terem sido suspensas as adoções, as ações de resgate e de esterilização. Perante a pandemia, associações de proteção e abrigo de animais adivinham agora um cenário "inevitável" de redução de donativos, aumento de abandonos e nascimento de ninhadas vadias.

9h23 - O PAN adiantou hoje que o seu foco é o combate à covid-19 e, numa altura em que o isolamento social é fundamental para mitigar a propagação da doença, o partido tenta "encurtar a distância" com recurso à internet.

9h21 - Lar de Vila Real está a a ser evacuado e os 15 utentes - infetados com Covid-19 - vão ser transferidos para o hospital militar do Porto de ambulância. Os restantes idosos serão transportados de autocarro. O Autarca de Vila Real aproveitou para agradecer o apoio do Ministério da Administração Interna.

9h18 -Instagram anunciou que passará a remover contas e conteúdos relacionados com a Covid-19 do seu separador “Explore” a não ser que pertençam a organizações de saúde credíveis.

9h16 - Michael Levitt, laureado com o Nobel da Química em 2013, analisou os números de casos de Covid-19 que se registaram em todo o mundo, em janeiro, e calculou que a China passaria pelo pico do surto do novo coronavírus bem antes do que os especialistas em saúde previam. "O que precisamos é de controlar o pânico" porque "vamos ficar bem", pressagiou o bioquímico.

9h14 - O novo coronavírus é altamente infecioso devido ao seu período longo de incubação no corpo humano e à facilidade com que é transmitido. Saiba mais aqui.

9h11 - Arnold Schwarzenegger doou um milhão de dólares, quase um milhão de euros, para ajudar os profissionais de saúde. O ator, de 72 anos, criou o Frontline Responders Fund, cujo o objetivo é fornecer os equipamentos de proteção necessários, como máscaras ou luvas, a todos os que estão na linha da frente no combate da pandemia do novo coronavírus

9h08 - "Onde é que vocês pensam que vão?". Autarcas italianos perdem a paciência. Cidadãos do país com maior número de vitimas mortais de Covid-19 continuam a desrespeitar as medidas de confinamento.

9h06 - Mais de 100 médicos voluntariaram-se para dar apoio às equipas de acompanham a população sem-abrigo nesta altura de pandemia de Covid-19, respondendo a um apelo do bastonário, anunciou a Ordem dos Médicos (OM).

9h03 - Empresários e profissionais de Ovar criaram um grupo hoje descrito como de "apoio e esclarecimento" à economia local, dada a situação de calamidade pública vivida nesse concelho, sujeito a um cerco sanitário que encerrou toda a atividade não essencial.

9h01 - O presidente iraniano, Hassan Rohani, admitiu hoje incrementar novas "restrições" para combater a propagação da pandemia do novo coronavírus que podem vir a ser "difíceis" para a população. 

8h59 - O autarca de Ovar, Salvador Malheiro, recorreu ao Facebook para contradizer os números da Direção-Geral da Saúde"O número atualizado de infetados confirmados neste momento no município de Ovar é 101, o que é bem diferente dos 55 que hoje foram anunciados", escreveu o social-democrata, referindo-se à lista de infetados por concelho que agora está presente no boletim diário. "A situação em Ovar continua muito complicada e começam a aparecer doentes infectados em estado grave e muito grave. Nós precisamos mesmo de ajuda por parte do nosso Ministério da Saúde", pode ler-se ainda na publicação.

8h39 - Mais testes a pacientes de todas as idades, e muitos sem sintomas, ajudam a justificar a baixa taxa de letalidade da Alemanha em relação a países como Itália, Espanha e França, acredita o virologista Martin Stürmer.

8h23 - A atriz Emma Watson usou a sua conta de Instagram para partilhar com os seguidores uma rara mensagem de foro pessoal. "A minha avó tem mais de 70 anos, a minha mãe é diabética e a minha amiga é profissional de saúde. Fico em casa por eles. Por quem vocês ficam em casa? A enviar amor", explicou.

View this post on Instagram

My grandma is over 70, so particularly vulnerable... My Mum is a type 1 diabetic and my best friend is a health care professional. #Istayhomefor them. Who are you staying home for? ⁣ Sending love. E xxx ⁣ Thank you to @michelleobama for the tips. 

A post shared by Emma Watson (@emmawatson) on Mar 23, 2020 at 12:04pm PDT

8h17 - As receitas do Governo chinês caíram 9,9%, nos dois primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, para 3,5 biliões de yuans (457 mil milhões de euros), a maior queda desde fevereiro de 2009, segundo dados oficiais hoje divulgados.

8h04 - Um médico italiano desafiou a empresa italiana Isinnova a ir mais longe e adaptar máscaras de mergulho da Decathlon para serem usadas como ventiladores e há boas notícias: o projeto surtiu efeito.

7h58 - Vários jogadores como Dele Alli (Tottenham), Kyle Walker (Manchester City), Riyad Mahrez (Manchester City), James Maddison (Leicester) e Ben Chilwell (Leicester) já foram vistos nas ruas de Londres, mais concretamente em pubs, e alimentam a polémica em terras de Sua Majestade. 

7h52 - O ex-Presidente timorense, José Ramos-Horta, pediu hoje desculpas, como cidadão de Timor-Leste, pelas críticas que alguns compatriotas têm feito contra os cidadãos e agências estrangeiras, incluindo a ONU, presentes no país.

7h49 - Pequim regressa gradualmente ao normal após dois meses de confinamento. O jardim zoológico da cidade de Pequim e partes da Grande Muralha da China reabriram hoje aos visitantes, que devem fazer reserva com antecedência.

7h45 - O chefe da maioria republicana no Senado dos EUA anunciou hoje um acordo com os democratas e a Casa Branca de dois biliões de dólares (1,85 mil milhões de euros) para relançar a primeira economia mundial, atingida pela pandemia da Covid-19.

7h42 - As autoridades de Macau anunciaram hoje mais um caso de contágio da covid-19, elevando o número de infetados para 30 desde o início do surto do novo coronavírus.

7h36 - Dezenas de portugueses concentraram-se esta noite no aeroporto internacional da Praia, Cabo Verde, para tentarem embarcar num voo de repatriamento operado pela TAP, mas alguns acabaram por não seguir viagem por não terem lugar.

7h34 - O primeiro-ministro timorense instruiu hoje os membros do Governo a procederem a uma redução "expressiva" da presença de funcionários públicos nos locais de trabalho, como medida preventiva da covid-19.

7h31 - O MARL - Mercado Abastecedor da Região de Lisboa garantiu na terça-feira que a sua atividade está a funcionar em pleno e "sem problemas" e apelou aos consumidores para "não correrem às lojas e supermercados".

7h26 - A Nova Zelândia declarou hoje o estado de emergência, quando o país se prepara para entrar hoje ao fim do dia em confinamento obrigatório, durante um mês, devido à pandemia da covid-19.

7h22 - O Bloco de Esquerda propôs hoje que o Governo prolongue o apoio excecional aos pais devido à pandemia da Covid-19 durante as férias da Páscoa, uma medida quer para trabalhadores por conta de outrem quer para trabalhadores independentes.

7h19 - O bailarino e coreógrafo Cifrão decidiu dar momentos de boa disposição aos portugueses que estão em casa, em isolamento social, levando os mesmos a fazerem exercício físico, que também é importante nesta etapa. 

7h17 - Mais de dois terços dos portugueses concordam com a declaração do estado de emergência devido à pandemia da Covid-19 e consideram boas ou razoáveis as medidas do Governo para lidar com a situação, segundo um estudo da Eurosondagem.

7h11 - As autoridades de Macau anunciaram hoje mais três casos de contágio da covid-19, elevando o número de infetados para 29 desde o início do surto do novo coronavírus.

7h06 - O presidente do Brasil falou na terça-feira ao país sobre o novo coronavírus e pediu às autoridades estaduais e municipais que reabram escolas e comércio, e ponham fim ao "confinamento em massa". As declarações de Bolsonaro contrariam as recomendações do seu próprio Governo.

7h02 - A Coreia do Sul registou mais 100 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de infetados no país para 9.137. Por seu lado a China anunciou hoje 47 novos casos da Covid-19, todos oriundos do exterior, numa altura em que o país está a retirar as medidas de isolamento impostas em Hubei, centro do novo coronavírus.

7h - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório