Imagens de satélite confirmam redução de níveis de poluição em Portugal
Imagens comprovam impacto do período de quarentena em toda a Península Ibérica.
© Universidade Politécnica de Valência
Tech Coronavírus
O surto de Covid-19 continua a preocupar as agências mundiais de saúde por todo o mundo mas a doença está também a ter um impacto positivo no que diz respeito aos níveis de poluição na atmosfera.
Através de imagens satélite obtidas por uma investigação da Universidade Politécnica de Valência comprova-se a redução dos níveis de CO2 na Península Ibérica, incluindo Portugal. Como pode ver na imagem partilhada no ‘tweet’ abaixo, nota-se uma redução significativa no período de 15-20 de março em relação aos cinco dias anteriores.
“Tal como se comprovou no caso de Wuhan, na China, ou no norte de Itália, o nosso estudo constata como as medidas de confinamento e redução da atividade económica se traduziram numa clara diminuição da contaminação atmosférica”, afirmou à publicação espanhola ABC a investigadora do Centro de Tecnologias Físicas da Universidade Politécnica de Valência, Elena Sánchez-García.
As imagens satélite reiteram os resultados obtidos pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), dando conta de "grandes reduções" de gases poluentes na Europa.
El #COVID19 hace que la #contaminación del aire caiga hasta un 83% en España #QuédateEnCasa #Venceremoshttps://t.co/5lloLm67hw vía @abc_es
— Multalia #Venceremos (@Multalia) March 25, 2020
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com