Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Imagens de satélite confirmam redução de níveis de poluição em Portugal

Imagens comprovam impacto do período de quarentena em toda a Península Ibérica.

Imagens de satélite confirmam redução de níveis de poluição em Portugal

O surto de Covid-19 continua a preocupar as agências mundiais de saúde por todo o mundo mas a doença está também a ter um impacto positivo no que diz respeito aos níveis de poluição na atmosfera.

Através de imagens satélite obtidas por uma investigação da Universidade Politécnica de Valência comprova-se a redução dos níveis de CO2 na Península Ibérica, incluindo Portugal. Como pode ver na imagem partilhada no ‘tweet’ abaixo, nota-se uma redução significativa no período de 15-20 de março em relação aos cinco dias anteriores.

“Tal como se comprovou no caso de Wuhan, na China, ou no norte de Itália, o nosso estudo constata como as medidas de confinamento e redução da atividade económica se traduziram numa clara diminuição da contaminação atmosférica”, afirmou à publicação espanhola ABC a investigadora do Centro de Tecnologias Físicas da Universidade Politécnica de Valência, Elena Sánchez-García.

As imagens satélite reiteram os resultados obtidos pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), dando conta de "grandes reduções" de gases poluentes na Europa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório