Nos últimos anos temos visto empresas tecnológicas chinesas a terem problemas com os EUA, com a Huawei e a ZTE a serem os casos mais conhecidos. A OnePlus, uma empresa que pertence ao conglomerado BBK Electronics que inclui também a Oppo, a Vivo e a Realme, pode vir a ser a próxima tecnológica chinesa a ser ‘alvo’ dos EUA.
Conta a Reuters que dois legisladores dos EUA - o republicano John Moolenaar e o democrata Raja Krishnamoorthi - fizeram um pedido ao Departamento do Comércio para que a OnePlus seja investigada. O objetivo desta investigação será perceber se os telemóveis da OnePlus representam algum risco de segurança para os EUA.
A carta enviada ao Departamento do Comércio cita uma análise recente que aponta para a possibilidade de dispositivos da OnePlus recolherem dados pessoais dos utilizadores e também fotografias para enviar para servidores sob jurisdição do governo chinês. Mais ainda, os legisladores indicam que esta recolha é feita sem o consentimento dos utilizadores.
Atualmente os telemóveis da OnePlus são vendidos nos EUA através da Amazon e da cadeia de lojas a retalho Best Buy e funcionam através das operadoras Verizon e T-Mobile - sendo que nenhuma operadora norte-americana vende (diretamente) dispositivos móveis desta marca.
A OnePlus ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, pelo que teremos agora de aguardar pelo andamento da investigação para perceber se a empresa chinesa poderá vir a ter problemas no mercado norte-americano.
Leia Também: Já estão a circular detalhes sobre o OnePlus topo de gama de 2026