Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pompeo deixou Cabul sem anunciar acordo entre líderes políticos

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, deixou hoje o Afeganistão sem confirmar se conseguiu intermediar um acordo entre líderes políticos.

Pompeo deixou Cabul sem anunciar acordo entre líderes políticos
Notícias ao Minuto

18:02 - 23/03/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Pompeo esteve em Cabul numa visita urgente para tentar avançar com o acordo de paz assinado no mês passado entre os EUA e os talibãs, apesar dos constrangimentos de deslocações a que estão votados muitos líderes mundiais, por causa da pandemia covid-19.

Contudo, quando descolou de Cabul, não havia ainda anúncio sobre se Pompeo terá resolvido o impasse político no Afeganistão entre o Presidente, Ashraf Ghani, e o seu principal rival, Abdullah Abdullah.

Na capital afegã, há relatos de que Pompeo terá dado a Ghani e Abdullah um prazo até terça-feira para conseguirem um acordo, mas sem indicação de que haja disponibilidade de qualquer dos lados.

Desde que o acordo entre os EUA e os talibãs foi assinado, em fevereiro, o processo de paz ficou paralisado, no meio da turbulência política do Afeganistão, já que Ghani e Abdullah parecem não conseguir dialogar e decidir a legitimidade de poder.

Ambos se declararam presidentes, depois das eleições de setembro passado, e nenhum quer abdicar da sua legitimidade para governar.

Pompeo reuniu-se separadamente com Ghani e Adbullah, durante o dia de hoje, antes de se reunir com eles em conjunto.

Os Estados Unidos têm financiado com milhões de dólares o Orçamento afegão, incluindo as suas forças armadas, e pretendem retirar o seu contingente militar da região, pelo que têm revelado um interesse particular em acelerar as negociações para a estabilização política do país.

Porém, a turbulência política no país tem atrasado o processo de negociação, para preocupação dos EUA, o que ajuda a compreender a urgência e a relevância da visita de Mike Pompeo, sobretudo depois de os Estados Unidos terem anunciado que não queriam envolver-se nos problemas internos do Afeganistão.

"O nosso receio é que, a menos que a crise seja resolvida em breve, isso possa afetar o processo de paz, que é uma oportunidade histórica para um país que está em guerra há 40 anos", disse uma fonte do Departamento de Estado norte-americano.

O enviado de paz de Washington ao Afeganistão, Zalmay Khalilzad, que tem tentado negociações entre os afegãos, escreveu hoje na sua conta da rede social Twitter que as partes têm mostrado mais abertura e que está esperançado em resultados em breve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório