Afeganistão e talibãs iniciam discussão sobre libertação de prisioneiros

O Governo afegão e os talibãs realizaram hoje a primeira reunião, através de videoconferência, para discutir os moldes para possíveis trocas de prisioneiros, anunciou o enviado norte-americano, Zalmay Khalilzad.

Emissário dos EUA para o Afeganistão inicia hoje novo périplo diplomático

© Reuters

Lusa
22/03/2020 19:55 ‧ 22/03/2020 por Lusa

Mundo

Talibãs

 

"Hoje, os Estados Unidos e o Qatar permitiram as primeiras discussões técnicas entre o Governo afegão e os talibãs sobre a libertação de prisioneiros, através do sistema de videoconferência Skype", escreveu Zalmay Khalilzad na plataforma social Twitter.

A troca de prisioneiros, prevista num acordo entre os Estados Unidos e os talibãs, foi considerada "urgente" devido à pandemia da covid-19, devendo por isso acontecer "o mais rápido possível", de acordo com o responsável.

Um acordo histórico assinado em 29 de fevereiro em Doha, no Qatar, entre os Estados Unidos e os talibãs, previa a libertação de até cinco mil rebeldes detidos por Cabul e de até mil membros das forças afegãs detidas pelos insurgentes antes do início das negociações de paz inter-afegãs, inicialmente previstas para 10 de março.

O acordo de Doha prevê a retirada total, por fases, das forças norte-americanas e estrangeiras durante 14 meses.

Em troca, os talibãs assumiram compromissos de lutar contra o terrorismo e prometeram negociar diretamente com Cabul pela primeira vez.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas