Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal valida "expulsão imediata" de migrantes de enclave espanhol

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos deu hoje em Estrasburgo o seu acordo à decisão espanhola de expulsar dois migrantes subsaarianos que saltaram em 2014 a vedação que separa Marrocos do enclave espanhol norte-africano de Melilla.

Tribunal valida "expulsão imediata" de migrantes de enclave espanhol
Notícias ao Minuto

15:54 - 13/02/20 por Lusa

Mundo Migrantes

Este órgão do Conselho da Europa considerou que os migrantes "se puseram, eles mesmos, numa situação ilegal", ao entrarem em "lugares não autorizados" com o "recurso à força".

A decisão favorável a Espanha acrescenta que os migrantes "decidiram não utilizar as entradas legais existentes que lhes permitiriam o acesso de forma regular ao território espanhol" e anula a condenação do Tribunal de 2017 de "expulsão coletiva sem medida judicial prévia".

A sentença, contra a qual não há recurso e que os governos europeus esperavam com atenção, considera que Estrasburgo "não pode responsabilizar o Estado [espanhol] pela ausência em Melilla da possibilidade de recurso legal que lhes permitisse recorrer contra a expulsão".

A ausência de tal recurso legal, acrescenta, "não constitui em si mesma uma violação do artigo 13 da Convenção".

O tribunal recorda que os requerentes tiveram a oportunidade "de ter acesso real e efetivo ao território espanhol no posto fronteiriço de Beni-Enzar", bem como às embaixadas e consulados espanhóis.

Os queixosos, N.D., do Mali, e N.T., da Costa do Marfim, chegaram a Marrocos entre o final de 2012 e o início de 2013 e acamparam durante vários meses no acampamento improvisado no Monte Gurugu, até saltarem a cerca, em 13 de agosto de 2014, juntamente com quase uma centena de subsaarianos.

Uma vez expulsos de forma imediata, eles repetiram a tentativa em outubro e dezembro de 2014. O primeiro foi enviado de volta para o Mali e o segundo está algures em Espanha.

O Conselho da Europa, fundado em maio de 1949, é a mais antiga organização do "velho continente" em funcionamento, tendo por objetivo a defesa dos direitos humanos, o desenvolvimento democrático e a estabilidade político-social na Europa.

Os 27 Estados-membros da União Europeia pertencem também ao Conselho da Europa, que tem um total de 47 Estados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório