Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades do Sudão dissolvem partido e regime de El-Bechir

As autoridades de transição sudanesas ordenaram na quinta-feira a dissolução do partido do presidente destituído Omar el-Bechir e o "desmantelamento" do seu regime, que durou cerca de 30 anos.

Autoridades do Sudão dissolvem partido e regime de El-Bechir
Notícias ao Minuto

06:38 - 29/11/19 por Lusa

Mundo Sudão

"O Partido do Congresso Nacional é dissolvido" e todos os seus bens são confiscados, proclamou uma lei intitulada "desmantelamento do regime de 30 de junho de 1989", adotada pelo novo conselho soberano no poder e pelo Governo do primeiro-ministro Abdalla Hamdok.

No texto detalhou-se que "nenhum símbolo do regime ou do partido está autorizado na atividade política durante 10 anos".

Omar el-Bechir, que chegou ao poder em 1989, graças a um golpe de Estado apoiado pelos islamitas, dirigiu o Sudão com mão de ferro durante 30 anos.

Destituído pelos militares em 11 de abril depois de meses de contestação popular inédita, está detido em Cartum.

O veredicto do seu julgamento por corrupção está marado para 04 de dezembro.

Os militares que tomaram o poder recusaram, entretanto, a entrega de Bechir ao Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, nos Países Baixos, que o acusa de "crimes contra a humanidade" e de "genocídio" no Darfur.

A dissolução do seu partido não é um ato de vingança, afirmou Hamdok, na rede social Twitter.

Pelo contrário, adiantou, esta medida "visa preservar a dignidade do povo sudanês, que foi esmagado por pessoas indignas", acrescentou o primeiro-ministro.

Esta medida "constitui um grande passo em frente para os objetivos da revolução e no caminho da construção de um Estado civil democrático", congratulou-se, em comunicado, a Associação dos Profissionais do Sudão, movimento que esteve na origem dos protestos que acabaram por conduzir à deposição de Bechir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório