Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Irão diz que propostas de Macron sobre acordo nuclear vão no bom sentido

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão disse hoje que as propostas apresentadas pelo Presidente francês sobre o acordo nuclear "vão na direção certa", mas salientou que há ainda muitas negociações pela frente.

Irão diz que propostas de Macron sobre acordo nuclear vão no bom sentido

"Tivemos uma boa discussão hoje, as propostas vão na direção certa, mas é claro que ainda há um longo caminho a percorrer", disse Mohammad Javad Zarif em entrevista à AFP depois de uma reunião com Emmanuel Macron.

O encontro entre o chefe da diplomacia iraniana e o Presidente francês acontece na véspera da cimeira do G7 em Biarritz, no sudoeste da França, onde Emmanuel Macron tenciona apresentar propostas sobre este tema, aproveitando a presença prevista do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A França faz parte do acordo nuclear iraniano que foi celebrado em 2015 e liderou os esforços europeus para salvar o acordo desde a retirada unilateral decidida pelo Presidente dos Estados Unidos, em maio do ano passado, que levou à restauração, pelos norte-americanos, de sanções contra o Irão.

O acordo alcançado entre o Irão e os restantes países que estão vinculados ao acordo - China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha -, permitiu levantar algumas das sanções contra Teerão, em troca do compromisso do Irão não adquirir armas nucleares, mas perante a incapacidade de os países ajudarem o Irão a contornar as sanções determinadas por Washington, Teerão deixou, em julho, de cumprir alguns dos seus compromissos.

De acordo com a agência de notícias iraniana, o ministro dos Negócios Estrangeiros está a efetuar uma viagem de trabalho que o levou já ao Koweit, Finlândia, Suécia e Noruega, antes da França e da China, país que visitará "na próxima semana".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório