Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Zoo britânico revela ao mundo nova cria de marsupial em risco de extinção

Este 'mini-canguru' conta com o seu habitat natural na Papua Nova Guiné ameaçado.

Notícias ao Minuto

14:41 - 18/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Chester

O jardim zoológico britânico de Chester revelou ao mundo a cria de um pequeno marsupial que integra a lista de espécies ameaçadas.

A espécie em causa - que conta com o nome científico  Thylogale brunii - integra a lista vermelha de espécies ameaçada elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, onde surge listada como Dusky Pademelon. Estes animais são naturais da ilha de Papua Nova Guiné.

Esta espécie pertence à família dos marsupiais e conta com características semelhantes à de 'primos' de maior dimensão, como é o caso dos cangurus. Nos primeiros dias de vida, o animal vive protegido na bolsa da mãe.

O Zoo de Chester partilhou na última quarta-feira com o mundo os primeiros momentos em que este pequeno marsupial espreitou o que se passava de fora da bolsa da mãe, a Styx.

A União Internacional para a Conservação da Natureza acredita que nas duas últimas décadas estes animais viram a sua população ser reduzida em cerca de 30%. A caça e a destruição do seu habitat natural figuram entre as principais razões para a espécie se encontrar sob ameaça de extinção.

É a primeira vez que uma cria deste género nasce num zoo britânico. Os responsáveis pelo Zoo de Chester realçam que ainda se sabe pouco sobre estes animais e que as interações da mãe - Styx - com a sua pequena cria são uma importante fonte de estudo e informação, para melhor ajudar a compreender uma espécie que se encontra ameaçada.

Clique na galeria para conhecer esta pequena cria, ainda sem nome, mas já com muitos fãs nas redes sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório