Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Opositor não comparece e presidente ucraniano faz debate sozinho

Petro Poroshenko discursou ao lado de um púlpito vazio com o nome do rival, o comediante Volodymyr Zelenskiy.

Opositor não comparece e presidente ucraniano faz debate sozinho
Notícias ao Minuto

19:28 - 14/04/19 por Sara Gouveia

Mundo Eleições

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, candidato à reeleição na segunda volta das presidenciais de 21 de abril, falou sozinho ao lado de um púlpito vazio com o nome do rival, o humorista Volodymyr Zelenskiy, durante um 'debate' marcado para o maior estádio desportivo do país, este domingo. Durante os 45 minutos em cima do palco, conta a BBC, aproveitou para criticar o opositor "inexperiente", classificando-o como um "candidato virtual".

Em causa esteve a falta de entendimento dos candidatos sobre as datas para o debate. O convite foi feito por Zelenskiy, que preferia que o frente-a-frente ocorresse a 19 de abril, enquanto que Poroshenko preferia 14 de abril, para não coincidir com a obrigação que tinha de fazer um debate no canal de televisão estatal. Sem ter em conta a preferência do humorista, o atual presidente reservou o estádio olímpico para este domingo.

Este debate a um foi a mais recente escaramuça na batalha de exibicionismo que os candidatos têm tido. Anteriormente, Zelenskiy tinha desafiado Poroshenko a fazerem testes antidoping antes do debate, que fizeram na passada sexta-feira, em locais diferentes, e que voltaram limpos.

Vários milhares de pessoas ficaram no exterior do estádio, em Kiev, a ouvir as declarações que Poroshenko fazia no interior, bem como as respostas dadas aos jornalistas. Durante as afirmações, refere a Associated Press, o presidente alertou os presentes para a falta de experiência política do opositor e criticou o facto de este recorrer às redes sociais em vez de contactar diretamente com os eleitores.

"O povo ucraniano não deve escolher um candidato virtual", disse. "Quando um candidato aparece nos ecrãs mas não diz nada para a maioria é só o enredo de 'Sluha Narodu'", acrescentou referindo-se à série de televisão em que Zelenskiy interpretava um professor que de repente se torna presidente quando um dos seus alunos o grava à socapa a fazer um discurso anti-corrupção e o coloca na Internet.

Poroshenko ainda desafiou Zelenskiy a participar no debate televisivo na sexta-feira, mas até então não houve resposta imediata da equipa de campanha de Zelenskiy.

Apesar de Volodymyr Zelenskiy, nunca ter desempenhado nenhum cargo político, venceu a primeira volta das eleições presidenciais com mais de 30% dos votos, contra os 15,95% do presidente e para a segunda volta continua à frente nas sondagens. O resultado é revelador da frustração dos ucranianos perante o aumento da corrupção e do cansaço com o conflito de cinco anos com os separatistas pró-russos no leste do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório