Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

A cidade com Lago Negro no nome que ainda é um segredo bem guardado

Nesta cidade o verde é 'rei', dividindo o 'trono' com a cerveja. No nome tem Lago Negro e é berço de uma icónica banda de música. Por enquanto, mantém a fama de ser um segredo bem guardado. Hoje partilhamo-lo consigo.

A cidade com Lago Negro no nome que ainda é um segredo bem guardado
Notícias ao Minuto

13:00 - 04/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TAP

Vibrante. Quando se trata de descrever esta capital europeia, vibrante é um dos rótulos mais consensuais. Não desprezando a sua História, cuja herança remonta aos idos tempos dos vikings, nos dias que correm é uma cidade moderna e fresca. Falamos de Dublin.

Não é à toa que o verde é a cor oficial da Irlanda, título extensível à capital. A predominar as paisagens de cortar a respiração, que tanto abrem a porta para vista de mar como para vista de montanha, estão tons verdejantes. 

Localizada nas margens do Rio Liffey, Dublin - que significa Lago Negro - é também a terra dos pubs por excelência, e um verdadeiro paraíso para os aficionados de cerveja. O caloroso povo irlandês estará, por certo, sempre disposto a um brinde com um novo visitante. Quer ser o próximo? Deixamos, abaixo, algumas atrações que não pode perder.

Trinity College

Notícias ao MinutoTrinity College© iStock

Outrora escola de elite da sociedade irlandesa, os corredores da Trinity College, fundada em 1592, têm muito para contar. Oscar Wilde e Samuel Becket foram alguns dos notáveis que ali estudaram. A Biblioteca Antiga da escola acolhe ainda o célebre Livro de Kells, um dos símbolos do cristianismo irlandês.  

Castelo de Dublin

Notícias ao MinutoCastelo de Dublin© iStock

Foi, em tempos, o centro do domínio britânico na Irlanda, vindo a desempenhar os mais variados papéis no curso da História: de fortificação defensiva, a residência real. Já albergou o parlamento irlandês - hoje com casa própria - e tribunais. Atualmente, aloja alguns gabinetes ministeriais, é usado para visitas e banquetes de Estado, acolhendo ainda eventos culturais.

Catedral de Saint Patrick

Notícias ao MinutoCatedral de Saint Patrick© iStock

Trata-se da maior catedral da Irlanda, tendo sido fundada no século XII como forma de tributo ao padroeiro do país: Saint Patrick. É na Catedral de Saint Patrick é que está sepultado Jonathan Swift, autor de 'As viagens de Guliver'.

Guinness Store House

Notícias ao MinutoGuinness Store House© iStock

Com o formato de um copo de cerveja gigante, vale a pena observar e percorrer os sete andares do edifício da Guinness Store House, que guarda uma cópia do contrato de arrendamento por um período de 9 mil anos, assinado por Arthur Guinness em 1759. Além de travar conhecimento com a história desta icónica marca de cerveja, poderá aproveitar ainda para degustar uma Guinness. Mas se procura diversão noturna é o Temple Bar que é a 'meca' da cidade.

Museu do Rock N Roll e Museu do Leprechaun 

Notícias ao MinutoMuseu do Rock N Roll© iStock

São vários os museus que vale a pena visitar em Dublin. Destacamos o Rock N Roll Museum - não fosse Dublin o berço dos U2 e do seu mítico vocalista Bono Vox -, e o recente Leprechaun Museum, dedicado à mitologia irlandesa, em particular à figura do leprechaun - um pequeno duende vestido de verde, sapateiro das fadas e adorado pelo povo irlandês.

Com as festividades do Saint Patrick's Day no horizonte - o dia do padroeiro da Irlanda celebra-se a 17 de março - esta é a altura ideal para conhecer Dublin. A capital irlandesa é, de resto, uma das novas rotas da TAP, que disponibiliza bilhetes de ida desde 44 euros, com partida de Lisboa.

Na lista de destinos para os quais a companhia aérea portuguesa começou recentemente a operar constam ainda as belas cidades São Francisco, Chicago, Washington, Basileia, Telavive, Nápoles, ou Tenerife. Com opções como estas a única dificuldade é escolher. Embarque já!

Viagens ao minuto

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório