Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Dublin considera "improvável" saída sem acordo

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, considera "improvável" que o Reino Unido saia da União Europeia sem acordo, apesar de tudo indicar que o parlamento de Londres rejeitará hoje o texto do Brexit negociado pelo Governo de Theresa May.

Dublin considera "improvável" saída sem acordo
Notícias ao Minuto

19:12 - 15/01/19 por Lusa

Mundo Leo Varadkar

O líder democrata-cristão irlandês emitiu estas declarações na câmara baixa do parlamento de Dublin, depois de se reunir com o conselho de ministros para estudar novas medidas de contingência para enfrentar um hipotético divórcio sem acordo.

Varadkar recordou que o texto acordado em dezembro entre a UE e Londres e assinado pela sua homóloga britânica, Theresa May, "é a única opção em cima da mesa" e fechou a porta à sua renegociação, sobretudo em relação à salvaguarda para a fronteira entre as duas Irlandas, o principal obstáculo na Câmara dos Comuns.

"É claro que esta noite o processo democrático em Westminster seguirá o seu curso. [Os membros do parlamento] votarão sobre o Acordo de Saída e nós reveremos a nossa posição amanhã (quarta-feira) com os nossos parceiros comunitários", declarou o chefe do executivo irlandês.

Apesar de considerar "improvável" um Brexit sem acordo, o 'Taoiseach' (primeiro-ministro) defendeu que o seu Governo "tem que estar preparado" para esse cenário, em que a Irlanda seria um dos países mais afetados, devido à relação próxima que mantém com o Reino Unido.

Nesse sentido, analisou hoje com o conselho de ministros quatro novos planos de contingência para áreas económicas fundamentais, como o abastecimento e transporte de medicamentos de e para o Reino Unido, um dos seus principais parceiros comerciais na UE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório