Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tsunamis, sismos, queda de avião. O terrível ano de 2018 para a Indonésia

Uma série de catástrofes de grandes dimensões marcaram o ano.

Tsunamis, sismos, queda de avião. O terrível ano de 2018 para a Indonésia
Notícias ao Minuto

15:24 - 23/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cronologia

É o maior arquipélago do mundo, onde vivem mais de 260 milhões de pessoas. Falamos da Indonésia, país palco de um violento tsunami que se tornou a mais recente tragédia de um ano marcado por catástrofes.

O tsunami que este sábado atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java, teve origem numa erupção vulcânica. Pelo menos 222 pessoas foram dadas como mortas mas o número poderá subir, dado o facto de haver ainda centenas de feridos e dezenas de desaparecidos.

Este ano, como recorda o The Guardian, a Indonésia assistiu ainda a outras tragédias.

Em julho, um ferry que partiu de Sulawesi com destino à ilha de Selayar naufragou. Pelo menos 31 pessoas foram dadas como mortas, para além de dezenas de desaparecidos.

Em agosto, Lombok, perto de Bali, foi palco de um sismo de magnitude 6.4 que custou a vida a mais de uma centena de pessoas.

Já em setembro, um outro terramoto, de 7.5, atingiu a ilha de Sulawesi, que causou um tsunami. As duas tragédias juntas contribuíram para cerca de duas mil mortes. Falamos de números oficiais, pelo que o número total de mortos poderá ter sido superior.

Em outubro, um avião da Lion Air com quase 200 pessoas a bordo, que seguia de Jacarta para a ilha de Bangka, despenhou-se no mar. Terão sido reportados problemas técnicos em voos anteriores do mesmo aparelho. Ninguém sobreviveu.

A 22 de dezembro de 2018, a Indonésia regista agora novo fenómeno, com um tsunami que numa primeira fase chegou a ser desvalorizado pelas autoridades, por pensarem que se trataria de uma maré crescente.

Cerca de 14 anos antes, a 26 de dezembro de 2004, a Indonésia foi palco de um sismo seguido de um dos mais devastadores tsunamis da história, uma catástrofe que custou a vida a mais de 200 mil pessoas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório