Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Tribunal cria condições para desalojar 700 palestinianos de Jerusalém

O Supremo Tribunal de Israel criou condições para que cerca de 700 palestinianos venham a ser desalojados do bairro de Silwan, Jerusalém Oriental, após uma batalha legal entre moradores e uma organização israelita que reclama a posse da zona.

Tribunal cria condições para desalojar 700 palestinianos de Jerusalém
Notícias ao Minuto

09:15 - 22/11/18 por Lusa

Mundo Supremo

Segundo o jornal Haaretz, o tribunal recusou a petição apresentada por 104 habitantes palestinianos contra o despejo do bairro que acolheu, no início do século XX, imigrantes judeus provenientes do Iémen.

Há 17 anos, a entidade israelita criada em 1950 e que é responsável pelas propriedades daqueles que vivem no estrangeiro, determinou a atribuição da zona à organização Ateret Cohnim que defende o estabelecimento de colonatos judeus.

Apesar de reconhecer falhas no processo iniciado há 17, que não foi tornado público e sem que os palestinianos residentes no bairro tivessem sido devidamente informados, o Supremo Tribunal de Israel acabou por decidir pelo despejo dos atuais moradores.

Mesmo assim, a decisão do supremo refere que as instâncias judiciais inferiores vão passar a ser responsáveis pelas reclamações antes que seja levado a cabo a operação de retirada dos moradores, permitindo que os residentes mantenham o processo judicial.

A organização Ateret Cohanim que defende a presença de judeus em Jerusalém oriental, zona ocupada por Israel desde 1967, conseguiu expulsar duas famílias palestinianas desde o início do processo judicial que data de 2001.

No bairro residem mais de 70 famílias palestinianas, cerca de 700 pessoas, segundo as informações recolhidas pelo jornal Haaretz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório