Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Campanha para as autárquicas de Moçambique termina hoje

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas de Moçambique, marcadas para quarta-feira, termina hoje após 12 dias de marchas, caravanas e comícios com casos pontuais de violência.

Campanha para as autárquicas de Moçambique termina hoje
Notícias ao Minuto

09:43 - 07/10/18 por Lusa

Mundo Eleições

"A campanha eleitoral está a ser pacífica na maioria das autarquias, apesar de alguns incidentes pontuais de violência", nota o último boletim do Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil que acompanha o processo eleitoral com 105 observadores eleitorais em 20 municípios.

Nas eleições municipais de 2013, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), que governa o país desde a independência, em 1975, conquistou 49 dos 53 municípios e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) venceu em quatro, nas capitais provinciais de Beira, Nampula e Quelimane e na autarquia de Gurué.

Na altura, o principal partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) não concorreu às eleições, em discordância com a lei eleitoral e os órgãos eleitorais que essa legislação criou.

Desta vez, a Renamo participa na votação, depois de já ter participado e vencido a eleição intercalar de Nampula, principal cidade do norte do país, no início do ano.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou na sexta-feira que o material para a votação está a caminho das 53 vilas e cidades que cobrem parte do território moçambicano.

"Os materiais de votação já foram entregues a todas as províncias do país. Algumas províncias já iniciaram inclusivamente a distribuição pelos distritos autárquicos", declarou Abdul Carimo, presidente da CNE.

Um total de 21 partidos, coligações ou grupo de cidadãos constam dos boletins de voto, embora apenas os três partidos com assento parlamentar (Frelimo, Renamo e MDM) concorram em todos os municípios.

A CNE e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) anunciaram que, pela primeira vez, em todos os postos de votação com três ou mais mesas, haverá um computador para os eleitores consultarem o seu local de voto.

"A medida vai ajudar bastante quem tenha perdido o cartão de eleitor e precise de se certificar da sua mesa", substituindo o método mais lento de consulta física de cadernos "que revelou problemas nas eleições anteriores", nota o boletim do CIP.

Outra novidade consiste num serviço de consulta do local de voto através de mensagem por telemóvel (SMS), lançado na sexta-feira, em fase piloto, em Maputo e Matola (capital e arredores).

Quase sete milhões de eleitores estão recenseados para as quintas eleições autárquicas de Moçambique, marcadas para quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório