Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Embaixador dos EUA em Moscovo põe 'água na fervura' das expetativas

Vladimir Putin e Donald Trump vão encontrar-se.

Embaixador dos EUA em Moscovo põe 'água na fervura' das expetativas
Notícias ao Minuto

15:22 - 15/07/18 por Pedro Filipe Pina 

Mundo Putin/Trump

Apesar das críticas e da desconfiança de alguns setores, ainda para mais depois de os EUA terem indiciado 12 espiões russos pela alegada interferência nas presidenciais norte-americanas, o mundo está na expectativa pelo encontro a dois entre Vladimir Putin e Donald Trump.

Os chefes de Estado dos dois países vão encontrar-se na segunda-feira em Helsínquia, na Finlândia, poucos dias após as críticas de Donald Trump à NATO, na cimeira da organização, e à União Europeia - estas proferidas durante a visita ao Reino Unido.

Com o mundo atento ao encontro, há alguém que conhece bem a relação entre os EUA e a Rússia, e que opta por pôr 'água na fervura' no que a expectativas diz respeito. Falamos de Jon Huntsman, o embaixador norte-americano em Moscovo.

Citado pela NBC News, e sabendo que temas como a Síria e a Coreia do Norte deverão estar na agenda do encontro, Jon Huntsman admite desde logo que "não se sabe o que sairá" desta reunião. 

Acima de tudo, descreve o encontro como "uma conversa", uma que espera que seja "detalhada" e que permita aos dois líderes encontrar "pontos em comum".

O tema da alegada interferência russa nas eleições dos EUA continua a pairar sobre o encontro. Trump disse que iria perguntar a Putin sobre este assunto. Mas o embaixador é mais cauteloso: "não sei se ele fará essa pergunta".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório