Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Milhares manifestam-se na fronteira Itália/França por acolhimento digno

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje na localidade italiana de Vintimille, na fronteira com a Itália, contra o fecho das fronteiras europeias aos migrantes, numa demonstração sem incidentes mas com forte vigilância policial.

Milhares manifestam-se na fronteira Itália/França por acolhimento digno
Notícias ao Minuto

18:41 - 14/07/18 por Lusa

Mundo Migrações

Italianos, franceses, alemães, holandeses e espanhóis encontravam-se entre os manifestantes, que seguravam um cartaz onde se defendia "acolhimento digno dos refugiados numa Europa sem fronteiras".

A manifestação aconteceu no dia nacional de França e visou, segundo os organizadores, "uma mobilização de denúncia da brutalidade das políticas nacionais e internacionais de migração" e "reivindicar a necessidade de autorizações de permanência e direito à mobilidade" na Europa para os migrantes.

Vintimille é uma localidade fronteiriça italiana pela qual passaram milhares de migrantes que entraram em Itália e partiram para o norte da Europa, mas desde 2015 que isso não acontece, porque a França impede que atravessem a fronteira.

Em Calais, no norte de França, centenas de pessoas chegaram ao destino de uma "marcha solidária" de mais de 1.400 quilómetros, depois de terem partido em abril de Vintimille.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório