Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Como reduzir as dores nas pernas depois de correr

Começou agora a correr e já se arrependeu tamanhas são as dores que sente nas pernas? Eis o que deve fazer.

Como reduzir as dores nas pernas depois de correr
Notícias ao Minuto

07:05 - 09/11/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Treinos

Depois do verão e de toda a preguiça comum das férias, eis que a chegada do frio traz a vontade de voltar ao ativo... e a corrida é o exercício de eleição, não fosse a mais barata e aquela que oferece resultados mais rápidos e eficazes.

Para quem já faz da corrida parte da rotina diária, o pós-treino pouco ou nada se faz sentir, já quem se aventura pela primeira vez no mundo do running facilmente se arrepende de ter começado a correr, tal são as dores de pernas que tendem a aparecer nos dois dias após o treino.

Segundo a médica Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a dor de pernas após correr deve-se, em parte, à circulação sanguínea, e, quando nenhuma lesão é encontrada, algumas estratégias podem ajudar a melhorar o retorno venoso e diminuir o cansaço, inchaço e fadiga nos membros inferiores.

Para a especialista, estas são as melhores estratégias a seguir:

Fique de olho na intensidade – Seja um iniciante ou um atleta que regressa aos treinos passado um tempo de sedentarismo, "o ideal é seguir um plano gradual, de acordo com a orientação do seu professor ou personal [trainer]. Começar a correr a uma intensidade muito alta pode facilitar o aparecimento de lesões, cãibras e dores”, alerta.

Banho gelado – O banho gelado é uma da estratégias mais comuns entre corredores e muito graças à sua ação preventiva e anti-inflamatória., que ativa a circulação e estimula a produção de endorfina”, afirma a médica.

Usar meias de compressão – Estas são coloridas e dão um toque 'fashion' aos atletas, mas possuem uma lista funcional de inúmeros benefícios para o corpo. “A meia elástica desportiva tem um compressão gradual que pode variar de 15-23 mmHg e os 20-30 mmHg dependendo do fabricante" e entre os muitos benefícios está a boa circulação sanguínea, o aquecimento dos músculos, a redução da fadiga muscular, a rapidez da recuperação e a redução de dores e cãibras. Além disso, melhora a performance.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório