Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Bom petisco, mau petisco. Guia para fazer as escolhas mais acertadas

Numa esplanada, num piquenique, num sunset junto à praia ou numa festa caseira, os petiscos são os protagonistas de todo e qualquer convívio de verão. Mas é preciso saber fazer a melhor escolha e foi isso mesmo que a nutricionista Ana Ni Ribeiro nos ajudou a fazer.

Notícias ao Minuto

11:11 - 20/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ana Ni Ribeiro

Há quem lhe chame de pitéu e há quem diga que é mero acepipe ou um pequeno aperitivo antes da refeição principal. Há ainda quem 'salive' para uma pequena iguaria típica e diga que é no petiscar que o ganho. Mas será?

Tudo depende das escolhas feitas. Ao Lifestyle ao Minuto, a nutricionista Ana Ni Ribeiro revela que existem petiscos de verão que pouco ou nada pesam na balança (quando consumidos com moderação, claro), mas que também existem petiscos que não só promovem o ganho de peso como podem mesmo interferir com a saúde, sendo, por isso, uma opção a evitar.

Os tremoços, por exemplo, "podem ser uma excelente opção quando apetece petiscar", mas desde que sejam servidos e consumidos sem sal - e, para tal, basta "passar os tremoços por água corrente ou demolhar durante alguns minutos".

De acordo com a também autora do blogue A Nitricionista, o tremoço "é uma leguminosa pouco calórica, pobre em gorduras e rica em proteínas, fibras e minerais, tais como o ferro, ácido fólico e zinco", conseguindo, de uma assentada, saciar o apetite por um pitéu e, ao mesmo tempo, dar saúde.

"Um truque: coma os tremoços com casca. A casca do tremoço ajuda a controlar o açúcar no sangue e faz dele um alimento altamente saciante", diz-nos a nutricionista.

Mas o tremoço não é o único petisco amigo da saúde e da boa forma. A cerveja é também uma boa amiga... mas com moderação. De acordo com Ana Ni, "relativamente às propriedades nutricionais da cerveja, esta é fundamentalmente uma bebida com mais de 90% de água, 4% a 5% por cento de álcool (com exceção das cervejas gourmet) e quantidades vestigiais de fibra solúvel e hidratos de carbono. É uma fonte de vitaminas do grupo B e de alguns minerais destacando-se um ratio potássio - sódio muito favorável e co-responsável (juntamente com o álcool) pelo efeito diurético desta bebida".

Curioso para saber como pode petiscar de forma saudável durante o verão? Nas imagens acima vai pode ficar a conhecer aquelas que são as melhores e as piores opções. E já agora, veja como ser saudável num dia de praia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório