Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sete partes do corpo que podem ser afetadas por infeções fúngicas

Os órgãos genitais tendem a ser os mais afetados por este tipo de ‘invasão fúngica’, mas existem outras partes do corpo igualmente vulneráveis.

Sete partes do corpo que podem ser afetadas por infeções fúngicas
Notícias ao Minuto

09:25 - 23/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

As infeções por fungos nunca são bem-vindas. Além de poderem ser fisicamente desconfortáveis e dolorosas, podem impulsionar o aparecimento ou agravamento de outras patologias, assumindo-se como o trampolim para uma menor sensação de bem-estar e uma saúde mais débil.

Os órgãos genitais tendem a ser os mais afetados por este tipo de ‘invasão fúngica’, mas existem outras partes do corpo igualmente vulneráveis, mas que nem sempre são alvo da devida atenção. É o caso da pele, em que o fungo atua de dentro para fora e provoca uma mancha em tons de vermelho, seca e até mesmo irritada.

À revista Prevetion, a médica Kathleen Green diz que os pés são igualmente uma zona propensa a infeções por fungos, sendo o pé de atleta e o eczema de nadador os dois tipos mais comuns. E uma vez que os seios também podem ser ‘palco’ de uma infeção fúngica, especialmente durante o período de amamentação, a boca do bebé pode também ficar à mercê da atuação dos fungos. Contudo, há que salientar a ‘invasão’ dos fungos pode também afetar o peito quando a higiene não é a melhor ou os sutiãs desportivos não são devidamente lavados.

Por ser um local de ‘armazenamento’ de alguns tipos de fungos, o esófago pode também ficar à disposição de um crescimento anormal destes componentes, que tendem a aproveitar-se de estados de saúde mais fracos (quando o sistema imunitário está baixo) para darem origem a infeções.

De acordo com a especialista, uma vez que os órgãos genitais são mais propensos a este tipo de infeções, também as zonas do corpo mais próximas ficam vulneráveis, como é o caso do ânus, especialmente na hora da limpeza genital.

E ao contrário do que muitos podem pensar, as infeções por fungos não afetam apenas a vagina, podem também afetar o pénis, sendo o ardor, o vermelhão e a comichão os sintomas mais comuns.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório