Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Alimentos para comer 'à grande e à francesa' e sem peso na consciência

São saudáveis, têm poucas calorias e muito sabor. Conheça os alimentos que pode (e deve) incluir na alimentação diária.

Alimentos para comer 'à grande e à francesa' e sem peso na consciência
Notícias ao Minuto

21:18 - 28/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Variada, equilibrada, colorida e… saborosa. É assim que se quer uma alimentação saudável e a melhor forma de o conseguir é com a inclusão de alimentos altamente nutritivos, ricos em fibra e que possuem um baixo valor calórico.

Ao Business Insider, a nutricionista Lisa Young revela que existem alimentos que podem ser comidos sem restrições - salvo recomendação médica - e sem que isso ponha a saúde em risco ou promova o ganho de peso.

São alimentos maioritariamente de origem vegetal e que podem até ser denominados de ‘calorias negativas’, uma vez que o gasto calórico na sua digestão é maior do que aquele que é ingerido. Além disso, são alimentos que possuem elevadas quantidades de água na sua composição.

Vejamos o exemplo do aipo, que contém 95% de água, é rico em potássio, folato, fibra e vitamina K e oferece apenas seis calorias por dose.

A (agora na moda) couve kale é também um alimento que se pode comer à grande e à francesa, não fosse ela dona de nada mais, nada menos do que 33 calorias por dose (cerca de um a dois punhados). Esta couve de textura e cor caraterísticas é ainda rica em proteína e oferece 2,5 gramas de fibra. Ainda no leque dos verdes deve-se incluir o pepino, riquíssimo em água e com apenas 16 calorias por dose (e a casca também se come) e ainda os brócolos – com cerca de 31 calorias por dose, mas com altos valores de vitamina A, C, E e K.

Com menos calorias por dose (somente 25), mas igualmente nutritiva está a couve-flor, uma excelente fonte de folato, fibra e vitaminas C e K, lê-se no Business Insider. Mas nada como a alface, que oferece somente 10 a 20 calorias por dose e nutrientes como as vitaminas A e C, o folato e o ferro.

Ótimos para qualquer momento do dia, os mirtilos são um outro exemplo dado pela nutricionista, uma vez que uma chávena deste pequeno fruto azulado contém apenas 85 calorias, mas cerca de 14% da dose diária recomendada de fibra. Por seu turno, uma chávena de morangos oferece apenas 50 calorias.

Vitamina A, C, B2, folato, potássio, fibra e 25 calorias… e tudo apenas num tomate de tamanho médio, diz a especialista, que revela anda o poder da toranja, um dos alimentos que mais relações de amor-ódio cria.

Já a meloa cantaloupe e toda a sua doçura agrada a gregos e a troianos e muito à boleia da quantidade de água que possui (na ordem dos 90%) e das baixas calorias que implica, apenas 55 por uma dose. O mesmo acontece com a laranja, um dos alimentos mais apreciados e que mais benefícios traz à saúde… incluindo apenas 80 calorias por uma unidade média.

A meloa honey dew, apesar de ser mais calórica do que a cantaloupe (64 calorias por dose), é também nutritiva e uma opção a ter em conta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório