Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quer ter uma alimentação mais saudável? Siga estas tendências

Não é apenas a indústria da moda que vive de tendências. Esta é também uma realidade no mundo da alimentação e já são conhecidas as opções saudáveis mais ‘in’ do ano.

Quer ter uma alimentação mais saudável? Siga estas tendências
Notícias ao Minuto

07:20 - 22/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Comer de uma forma saudável nunca foi tão simples e acessível. Nos dias que correm há cada vez mais livros sobre nutrição, mais páginas online com dicas de alimentação saudável e mais entendidos dispostos a ajudar através de um clique.

As redes sociais assumem-se como as plataformas de eleição na hora de encontrar uma ou mais inspirações para um estilo de vida saudável e também como espelho das maiores tendências alimentares do momento. Sim, não é apenas a indústria da moda que vive de tendências, esta é também uma realidade no mundo da alimentação, em particular no mundo da alimentação saudável.

No final do ano passado, demos-lhe conta de algumas das tendências alimentares para este ano, onde se inclui o bolo de chocolate ao pequeno-almoço, as sardinhas ao almoço e ainda os noodles feitos à mão. Há ainda quem diga que 2017 é o ano de fazer da beringela o ‘pão nosso de cada dia’ e de dar uma oportunidade aos iogurtes de origem vegetal.

Mas, e no que toca à alimentação exclusivamente saudável? Quanto a isso, há uma dieta que se destaca: o flexitarianismo. Contudo, se formos a olhar para alimentos e opções isoladas, são dez as tendências saudáveis a seguir este ano, segundo o site Mind Body Green.

Comecemos pelo pequeno-almoço. A primeira refeição do dia deve ser o mais próxima possível de um arco-íris, com as cores presentes em sumos, smoothies, tostas e papas. Os corantes usados devem ser naturais e oriundos de alimentos puros, como a beterraba, o pó de bagas de goji, a spirulina, a clorela, os mirtilos, etc.

Para o pequeno-almoço ou para ingerir ao longo do dia, as infusões de ervas devem ser a bebida de eleição deste ano, deixando para trás o chá preto, o chá branco e o chá verde. No que toca aos snacks, o sabor é o aspeto principal. Diz o site Mind Body Green que a tendência pede snacks saudáveis, coloridos e saborosos, podendo o grão de bico tostado com mel ser uma das opções, assim como as chips de batata-doce e beterraba.

Tornar os grãos mais fáceis de digerir é também uma tendência para este ano, sendo os brotos, os germinados e os fermentados os nomes a decorar e a pôr em prática este ano. E como a alimentação saudável quer-se o mais natural possível, 2017 é o ano de abandonar os rótulos. Não, não estamos a incentivá-lo a ignorar o que está escrito nos rótulos, pelo contrário, mas a verdade é que a tendência pede que se consumam alimentos que não necessitam de rótulo porque são naturais e isentos de químicos e aditivos. E como este ano vai primar pelo lado natural e puro, os fármacos e medicamentos comuns vão ser substituídos por terapêuticas mais naturais, sendo a grande maioria relacionada com a alimentação. Os chás, as infusões e as especiarias serão os remédios naturais mais usados.

A água de rosas com camomila, bálsamo de limão e maracujá é a bebida que promete uma melhor qualidade de sono, já os smoothies isentos de fruta assumem-se como o elixir de energia e vitalidade.

Ao jantar, diz a publicação, deve-se dar oportunidade a novos sabores, estando o umeboshi (iguaria japonesa) entre as opções mais saudáveis, uma vez que se trata de um prato alcalino, que estimula a digestão, combate a fadiga e trata a náusea.

Por fim, mas não menos ‘in’ do que qualquer outra tendência aqui mencionada, está o óleo de extrato de cânhamo, um componente chamado canabidol e que tem um alto poder anti-inflamatório.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório