Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

'Flexitarianismo'. A dieta flexível que permite encontrar o equilíbrio

Não são vegetarianos, mas também não consomem proteína de origem animal diariamente. Conheça os novos flexíveis.

'Flexitarianismo'. A dieta flexível que permite encontrar o equilíbrio
Notícias ao Minuto

11:00 - 02/11/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Regime

Há um novo nome a decorar: ‘Flexitarianismo’. Trata-se de um tipo de alimentação cada vez mais frequente e que combina a flexibilidade com o vegetarianismo. Na prática, a dieta ‘flexitariana’ não exclui totalmente as proteínas de origem animal, contudo, estes alimentos são consumidos apenas pontualmente.

A nível europeu, salienta um comunicado enviado às redações, uma em cada três pessoas já aderiu a este tipo de alimentação, reduzindo consideravelmente o consumo de carne e de peixe mas sem o banir na totalidade.

Este tipo de dieta tem sido uma presença frequente no estilo de vida das pessoas e começou com a moda de excluir o consumo de carne às segundas-feiras. Algumas pessoas aplicam esta máxima noutros dias e acabam por consumir proteínas de origem animal apenas uma ou duas vezes por semana.

A ciência chama à dieta ‘flexitariana’ a melhor forma de encontrar o equilíbrio, uma vez que oferece os benefícios de um maior consumo de alimentos de origem vegetal e ainda a possibilidade de ficar a ganhar com a ingestão pontual de produtos de origem animal e ricos em nutrientes que não são facilmente encontrados em vegetais, legumes e leguminosas.

Ao Huffington Post, Mark Driscoll, do Forum of the Future, revela que este tipo de alimentação flexível não traz apenas saúde ao Homem, traz também saúde ao planeta. “O crescente número de consumidores que cortam em determinados tipos de alimentos tem um impacto tremendo no nosso mundo. Da perspetiva de sustentabilidade, é um sinal bem-vindo. Estudos mostram que a adoção generalizada de dietas vegetarianas ou vegans poderia reduzir as emissões de carbono em 63% e 70%, respetivamente”, frisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório