Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dez factos curiosos (que talvez desconheça) sobre o chocolate

Hoje, dia 13 de setembro, assinala-se o Dia Internacional do Chocolate.

Dez factos curiosos (que talvez desconheça) sobre o chocolate
Notícias ao Minuto

07:00 - 13/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Sabia que já existiu um rio de chocolate? Ou que as bolachas com pepitas de chocolate surgiram por acidente?

Para assinalar o Dia Internacional do Chocolate, conheça dez factos estranhos sobre este alimento, que o Telegraph reuniu:

1. Já existiu um rio de chocolate. Em 1971, o famoso rio de chocolate Augustus Gloop, no filme original ‘Willy Wonka & the Chocolate Factory’ foi feito com 15 mil litros de água misturadas com chocolate e natas. Mas com tantas natas o rio acabou por se estragar tão rapidamente que deixou um cheiro terrível.

2. O chocolate já foi usado como dinheiro. No tempo dos Maias, os grãos de cacau eram usados como moeda de troca uma vez que se considerava que valiam mais do que ouro em pó. E como o cultivo de cacau era limitado o valor deste produto enquanto dinheiro nunca descia.

3. O chocolate branco não é chocolate verdadeiro. Para o ser considerado teria de conter cacau sólido ou licor de cacau, mas o chocolate branco contém manteiga de cacau.

4. Os europeus adoram chocolate. De acordo com os dados da International Cocoa Organization, os europeus são responsáveis por cerca de metade do consumo mundial de chocolate.

5. A empresa Thorntons criou a maior tablete de chocolate do mundo. A marca britânica de chocolates fê-lo para celebrar os 100 anos de aniversário. A tablete pesava 5,792.50kg.

6. As bolachas com pepitas de chocolate surgiram por acidente. Em 1930 Ruth Wakefield apercebeu-se de que estava sem chocolate em pó e decidiu adicionar pedacinhos de uma tablete de chocolate Nestlé à sua massa de bolachas, à espera que o chocolate se misturasse com a massa e criasse bolachas de chocolate. Em vez disso, criou as primeiras bolachas com pepitas de chocolate, mais tarde vendeu a ideia à Nestlé em troca do fornecimento de chocolate para o resto da vida.

7. Já existiram batatas fritas cobertas de chocolate. Foi a marca Lay’s que as criou, mas só estiveram à venda durante um período limitado de tempo.

8. É possível morrer de overdose de chocolate. O chocolate contém altos níveis de um poderoso estimulante chamado "teobromina". O envenenamento por teobromina pode causar insuficiência cardíaca, convulsões, dano renal agudo e desidratação. Mas para isso acontecer teria de comer quase 40 tabletes de chocolate.

9. O sei chocolate provavelmente contém partes de insetos. Em média uma tablete de chocolate contém oito partes de insetos, mas é segura para consumo.

10. Comem-se muitos Toblerones. Como destaca o Telegraph, são comidos tantos Toblerones por ano que se os juntássemos numa linha atingiriam os 62 mil km, que é mais do que a circunferência da Terra.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório