Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Quem é William Hill, o suspeito de branquear fortunas detido em Lisboa?

Autoridades norte-americanas divulgaram acusação dos fundadores do site de criptomoedas Samourai Wallet, utilizado para fazer lavagem de milhões de euros.

Quem é William Hill, o suspeito de branquear fortunas detido em Lisboa?
Notícias ao Minuto

13:08 - 26/04/24 por Notícias ao Minuto

País Criptomoedas

A Polícia Judiciária (PJ) cooperou com o FBI na detenção de um homem norte-americano, em Lisboa, suspeito de lavagem de milhões de euros através do site de criptomoedas Samourai Wallet, que criou em co-autoria com um outro suspeito, também já detido, nos EUA.

De acordo com as autoridades norte-americanas, que divulgaram a acusação, o homem detido em Lisboa chama-se William Lonergan Hill, tem 65 anos, e é não só o fundador da Samourai Wallet como o Diretor de Tecnologia da empresa.

O suspeito, que foi detido na manhã da passada quarta-feira, 24 de abril, terá usado o site para branquear fortunas de origem criminosa, movimentando mais de mil milhões de dólares em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares em BTC.

Já o suspeito detido nos EUA chama-se Keonne Rodriguez e tem 35 anos. O cofundador e CEO da empresa foi 'apanhado' na Pensilvânia também na quarta-feira de manhã.

Ambos já foram presentes a juiz, para primeiro interrogatório judicial, encontrando-se em prisão preventiva. William aguarda agora a sua extradição para os EUA.

Por sua vez, o Samurai Wallet foi encerrado e os servidores assim como o domínio apreendidos. De acordo com as autoridades norte-americanas, foi ainda entregue ao Google Play Store um "mandado de apreensão da aplicação Samurai", para que este deixe de estar disponível para download.

Numa publicação partilhada no Departamento de Justiça do estado de Nova Iorque, o procurador dos EUA, Damian Williams, explica que em causa está uma lavagem de dinheiro “em grande escala”.

Há 10 anos a proporcionar a criminosos "refúgio virtual"

Já James Smith, responsável do FBI, revela que os suspeitos tinham esta atividade criminosa "há 10 anos" e que esta "proporcionar a outros criminosos um refúgio virtual para troca clandestina de fundos ilícitos".

"O FBI está empenhado em apanhar todos estes esquemas financeiros secretos e garantir que ninguém se possa esconder atrás de um ecrã para perpetuar irregularidades financeiras", acrescenta o responsável.

Ainda segundo as autoridades norte-americanas, os suspeitos atraiam os "outros criminosos" através da rede social X, antigo Twitter. Por exemplo, em julho 2022, quando a guerra da Ucrânia já tinha começado, davam as "boas-vindas aos novos utilizadores da Samourai Wallet oligarcas russos", em claro desrespeito às sanções aplicadas pela Europa e EUA.

Ambos arriscam uma pena máxima de 20 anos de prisão.

Leia Também: Fundador de site de criptomoedas detido em Lisboa por branquear fortunas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório