Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pais: Regresso às aulas pode ser mais stressante do que mudar de casa

Estudo revela que 76% dos pais consideram que o período de regresso às aulas depois das férias de verão é um momento stressante, com maior incidências nas mulheres.

Pais: Regresso às aulas pode ser mais stressante do que mudar de casa
Notícias ao Minuto

19:51 - 22/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

O período de regresso às aulas pode ser um dos mais stressantes do ano para os pais, com um em cada três a referir que é pior do que mudar de casa, segundo um novo estudo.

O inquérito realizado pela Atomik Research a mil adultos portugueses em junho de 2016 e coordenado pela Staples focou-se no impacto do regresso à escola nas crianças e nos respetivos pais. Revela que 76% dos pais consideram que o período de regresso às aulas depois das férias de verão é um momento stressante, com maior incidências nas mulheres.

E as principais preocupações dos pais neste período, segundo estudo, são: o receio de as crianças estarem desmotivadas com a escola (54%), o mau comportamento (38%), medo de irem mal preparados (31%) e de estarem stressados (23%).

Quanto às principais fontes de ansiedade dos filhos, os pais destacaram o stress (44%), seguido do medo de não fazer amigos (38%) e o receio da aula menos favorita (37%).

Como informam em comunicado enviado às redações, relativamente à preparação do grande dia, um em oito pais inquiridos (13%) deixam-na para depois do arranque escolar enquanto que 16% preparam com menos de uma semana de antecedência.

Sharon Tan, head of category management da Staples para a Europa, comentou estes resultados: “Ainda que soubéssemos que este período de regresso às aulas pode ser desafiante para os pais, ficámos surpreendidos ao saber que é comparado com outros momentos stressantes como mudar de casa – muitas vezes considerado como uma das coisas mais stressantes que uma pessoa pode fazer”.

E revela a razão: “Do que descobrimos, pode estar particularmente relacionado com falta de preparação. Deixar tudo para a última hora conduz a muita correria antes e no início da data.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório