Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Novo mapa do cérebro revela 97 novas regiões

O mapa cerebral desenhado à mão pelo neurologista Korbian Brodmann em 1900 continuava a ser a base de pesquisa dos cientistas até hoje.

Novo mapa do cérebro revela 97 novas regiões
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Um século depois, a ciência volta a traçar as rota do cérebro humano criando aquele que é o primeiro mapa cerebral desde o desenho feito à mão em meados de 1900 pelo neurologista Korbian Brodmann.

O novo mapa do córtex cerebral, criado por uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em parceria com o Projeto do Conectoma Humano, apresenta 180 áreas distintas em cada um dos hemisférios, sendo que 97 nunca tinham sido descobertas até agora, lê-se na Nature. O novo mapa permitiu ainda confirmar a existência de 83 áreas anteriormente identificadas.

Publicado esta quarta-feira, o estudo reuniu os dados de 210 adultos saudáveis e depois treinou um algoritmo de aprendizagem para conseguir detetar as ‘impressões digitais’ de várias áreas distintas do cérebro.

Esta descoberta não vem apenas revelar mais um avanço na neurociência, vem trazer novos dados para análises e cirurgias futuras e ainda uma nova forma de estabelecer metas comparativas entre o cérebro humano e o cérebro de primatas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório