Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Como ser um bom pai durante o divórcio

O que partilhar com o filho sobre o fim da relação dos pais?

Como ser um bom pai durante o divórcio
Notícias ao Minuto

11:47 - 04/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Parentalidade

O bom senso pode ser mais difícil de manter quando se está de coração partido. Mas, é essencial decidir com cuidado o que deve e o que não deve partilhar com o seu filho sobre o fim da relação.

As separações e divórcios difíceis têm efeitos profundos na criança. Mas como partilhar a sua tristeza com seu filho sem que isso se torne num fardo para ele? A revista Time listou algumas dicas para conseguir ser um bom pai durante o divórcio.

Use uma linguagem adaptada à criança. Tenha em consideração a idade da criança na hora de lhe falar do fim da relação ou do processo de divórcio. Lembre-se que ela não tem ainda um grande background sobre relações e que não percebe a forma como os adultos se relacionam. Se a relação que acabou é com alguém que não é o pai ou a mãe da criança e por isso dificilmente se vão voltar a ver, permita que a criança também faça o ‘luto’.  

Faça a gestão de como e quando partilha os seus sentimentos. Além da forma como diz as coisas também é importante ter em conta a idade da criança na hora de gerir a quantidade de informação que partilha com ela. Não sobrecarregue a criança nem a deixe preocupada consigo, partilhe apenas o que ela tem de saber e de forma simples.

Mantenha-se no controlo. Os pais devem passar aos filhos a mensagem de que apesar de estarem magoados e tristes continuam a ser capazes de tratar de si e de ser bons pais. Se se sente muito arrasado certifique-se que descansa a criança dizendo-lhe, por exemplo: “Tenho a certeza de que vou ficar muito melhor depois de chorar”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório