Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
18º
MIN 8º MÁX 19º

Estratégias que o vão ajudar a melhorar (e muito) a saúde intestinal

Leia as recomendações de especialistas.

Estratégias que o vão ajudar a melhorar (e muito) a saúde intestinal
Notícias ao Minuto

15:55 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O bom funcionamento do intestino é essencial para o bem-estar. Quando algo está errado o desconforto é dominante e difícil de desaparecer. Como é tão importante convém saber o que se deve (ou não) fazer para o manter saudável. 

"O grupo de microrganismos que vivem e compõem o seu trato gastrointestinal desempenha um papel em quase todos os aspetos da saúde, desde prevenir doenças crônicas e apoiar a saúde do cérebro, até manter seu sistema imunológico a funcionar", explica a revista Prevention. 

Quando o desconforto é persistente e frequente o melhor é ir ao médico. No entanto, existem algumas estratégias, partilhadas por especialistas, que o vão ajudar a melhorar a saúde intestinal.

Leia Também: Como viver melhor com doença que afeta mais de um milhão de portugueses

Coma uma grande variedade de alimentos saudáveis 

Quando a dieta é composta por vários tipos de alimentos diferentes, cria-se um microbioma mais diversificado, composto por mais espécies, explica Christine Lee, gastroenterologista. Acrescentando que é algo muito benéfico porque fortalece e aumenta a sua resiliência.

Os melhores alimentos para o seu intestino são frutas, vegetais, legumes (como lentilhas), nozes, sementes e grãos integrais, especialmente aqueles mais ricos em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Evitar alimentos ricos em gordura e sal também é importante.

Analise o que sente quando come

Isto significa que deve estar atento às reações que o seu corpo tem aos alimentos. Por exemplo, após comer algum alimento se sentir inchado ou desconfortável, o melhor é parar de o consumir. Estar atento também é uma ótima forma de identificar potenciais alergias alimentares.

Aposte nos probióticos

Esses micro-organismos minúsculos ajudam a apoiar seu metabolismo e a reequilibrar a sua microbiota, diz Douglas A. Drossman, outro gastroenterologista. No entanto, o especialista diz que só os deve tomar se tiver sintomas que podem indicar problemas no intestino, caso contrário não terá benefícios. 

Leia Também: Cuide da saúde do seu intestino com estes alimentos ricos em probióticos

Incorpore mais prebióticos na sua dieta

"Os prebióticos não são bactérias, mas sim o tipo de alimentos que as boas bactérias gostam de comer", diz o especialista. Por isso, recomendam-se alimentos com boas bactérias, como nozes, frutos vermelhas, bananas, sementes de linhaça, legumes, alcachofras, cebolas, alho, chicória, folhas de dente-de-leão, espargos e grãos integrais.

Monitorize os valores de vitamina D 

Citando um estudo recente, a revista afirma que existe uma relação entre as bactérias intestinais e os níveis de vitamina D, ou seja, quando o nutriente está em falta o risco de certas doenças, incluindo as inflamatórias intestinais, as cardiovasculares e cancro, aumenta. Se os níveis estiverem baixos é melhor considerar tomar suplementos. 

Controle o stress

O stress afeta, e muito, a saúde psicológica, mas também o bem-estar geral, por isso, é preciso ter muito cuidado. Níveis crónicos de stress podem afetar diretamente a sua saúde intestinal provocando sintomas como perda de apetite, diarreia ou nauseas. 

Tente dormir bem 

Outro estudo descobriu que dormir mal pode ter consequências negativas no microbioma intestinal, por razões ainda não conhecidas, que se podem manifestar numa série de outros problemas de saúde, como doenças autoimunes e condições mentais.

Leia Também: O poderoso sumo que melhora o funcionamento do intestino

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório