Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Se disse adeus ao glúten, vai precisar deste 'manual de sobrevivência'

'Coma à vontade' é o livro de Rita Mendes Correia, que criou também em 2015 a Gluoff'.

Se disse adeus ao glúten, vai precisar deste 'manual de sobrevivência'
Notícias ao Minuto

12:40 - 31/03/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle 'Coma à vontade'

Há cada vez mais pessoas a mudar o seu regime alimentar e a privilegiar refeições sem glúten. Por tendência ou necessidade, certo é que comer sem glúten não tem de ser sinónimo de falta de sabor ou até mesmo de textura consistente e macia. Rita Mendes Correia deu 'voz' a este tema no livro 'Coma à vontade'.

Mais do que um livro de receitas, este é um verdadeiro laboratório de experiências culinárias que traduz, simultaneamente, a paixão da autora pela gastronomia.

Um gosto que, aliás, nasceu depois de um dos seus filhos ter sido diagnosticado com intolerância ao glúten. A doença celíaca do filho acabou por revolucionar a vida da economista que optou por mudar o percurso profissional. Deixou as 'contas' de lado e dedicou-se a criar e partilhar receitas sem glúten.

O sucesso foi de tal ordem que criou a 'Gluoff', em 2015, uma empresa que se dedica a preparar refeições isentas de glúten, para comer na loja, para levar ou para pedir em casa. Refira-se, aliás, que a comida que prepara na loja tem o certificado da Associação Portuguesa de Celíacos.

Notícias ao MinutoLivro de Rita Mendes Correia © Editora Matéria Prima

Para 'marinheiros de primeira viagem', pode ser difícil a adaptação a este tipo de alimentação, já que o glúten se encontra presente na grande maioria dos alimentos comercializados em restaurantes, padarias e superfícies comerciais. Recorde-se que esta proteína está presente em diversos farináceos, nomeadamente no trigo, centeio, cevada, malte, aveia (por contaminação cruzada) e espelta. Uma boa opção para contrariar este obstáculo é optar por realizar as refeições em casa.

E, neste cenário, este livro será um importante aliado. Conseguir uma boa textura num pão sem glúten não é difícil e Rita Mendes Correia diz-lhe quais os ingredientes indicados. Mas neste guia indispensável a qualquer celíaco há também uma variedade de receitas de refeições leves, saudáveis e saborosas e sobremesas de que despertam os palatos mais ecléticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório