Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Como a mente influencia o desenvolvimento de doenças no intestino

O tipo de processos psicológicos utilizados por pessoas com doença inflamatória do intestino (DII) pode influenciar diretamente a forma como esta patologia evolui em cada paciente.

Como a mente influencia o desenvolvimento de doenças no intestino
Notícias ao Minuto

20:00 - 18/03/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Segundo cérebro

A conclusão é de um estudo realizado por Inês Trindade, investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), no âmbito da sua tese de doutoramento, recentemente concluída e orientada pelos professores José Pinto-Gouveia e Cláudia Ferreira.

A investigação – intitulada 'Emotion regulation and chronic illness: The roles of acceptance, mindfulness and compassion in physical and mental health' – lança novas luzes sobre a relação entre saúde física e saúde mental, em pacientes de DII como a doença de Crohn e colite ulcerosa (doenças auto-imunes que causam inflamação crónica no intestino). “Através da recolha de dados de mais de uma centena de doentes com DII, ao longo de 18 meses, verificámos que a forma como a pessoa lida com os seus pensamentos acerca da doença – se se fusiona ou não com eles, ou seja, se acredita neles como se fossem uma verdade absoluta ou consegue ter uma atitude mais distanciada e os observa apenas como produtos da sua mente – influencia a evolução da sua saúde física (auto-percebida) e da sua saúde mental”, descreve a investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da FPCEUC.

O estudo permitiu mesmo concluir que “a fusão cognitiva, a forma como a pessoa lida com a sua experiência interna, é mais importante para predizer a evolução física e mental dos doentes de DII do que a sintomatologia física da doença” (em que se incluem diarreia recorrente, fadiga, hemorragia rectal, febre, dor abdominal, perda de peso não intencional e, em muitas casos, complicações extra-intestinais como artrite). Nestas situações, pesa o estigma associado à patologia (por causa da sintomatologia e das limitações significativas que pode trazer à vida quotidiana dos doentes): por exemplo, “se a pessoa se fusiona com o pensamento ‘ninguém pode saber da minha condição física porque vão ficar com má imagem de mim’ ou ‘não vou tomar este medicamento, vou fazer este exame ou contar ao médico que tenho certos sintomas, porque não faz qualquer diferença ou porque tenho vergonha’, isso poderá ter um claro impacto no seu funcionamento social, mental e físico”, explica Inês Trindade.

Notícias ao MinutoInês Trindade© Paulo Amaral

“Estamos a reforçar tese de que não se pode querer tratar uma doença crónica apenas através da sua componente física: temos de abordar também a dimensão psicológica – até porque a dimensão psicológica afeta não só a saúde mental mas também a saúde física dos doentes”, nota a investigadora do CINEICC. Como sintomas depressivos e inflamação do intestino estão diretamente ligados, “importa intervir para parar este ciclo autoperpetuador, em que mais sintomas depressivos parecem provocar mais inflamação e maiores níveis de inflamação parecem provocar mais sintomas depressivos, levando a um agravamento progressivo do quadro clínico do doente”, acrescenta.

Assim, após este trabalho, o passo seguinte passará por “criar e testar a eficácia de uma intervenção psicoterapêutica que promova formas mais úteis e saudáveis de lidar com a experiência psicológica” dos doentes com DII: ou seja, que os leve a encarar os pensamentos de forma mais flexível e distanciada, de forma a promover a sua saúde mental e diminuir o impacto psicológico da doença.

Inês Trindade foi distinguida em 2018 com um dos prémios Student Spotlight da Association for Contextual Behavioural Science. A sua tese 'Emotion regulation and chronic illness: The roles of acceptance, mindfulness and compassion in physical and mental health' contou com o financiamento (bolsa de doutoramento) da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório