Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Enguias e conservas disputam o lugar de honra no Kanazawa

Este mês, à mesa do Kanazawa, há delicadezas ainda menos habituais do que é costume neste templo da cozinha Kaiseki. Enguias e conservas variadas feitas em casa, com muito desvelo e originalidade, pontuam esta ementa que todos os meses muda, segundo o ritmo da natureza e dos melhores produtos de época.

Enguias e conservas disputam o lugar de honra no Kanazawa

A proposta de degustação deste mês inicia-se com o Sakizuke, composto por “Puntarelas (um vegetal parecido com a chicória) e cubos de atum estufados em dashi, mirin, molho de soja e gengibre, com cerejas do Fundão em pickles”, uma combinação fresca e inusitada. De seguida, chega à mesa o Mokuzuke, um sashimi de peixes e mariscos da nossa costa, com ovas de tainha curadas e desidratadas. Surpreendente e arrebatador.

Agora, é chegada a hora do Suimono, um “consommé de dashi, ‘dumplings’ de peixe e berbigão, ovas de truta, ‘ice plant’ e conserva de limão”, que liga na perfeição ingredientes inusitados. Abram alas depois para um dos pratos-estrela da ementa, o Hassun, que reúne as pequenas delicadezas de fevereiro. É composto por “escabeche, terrina de peixe, inhame assado, ovo nijiki, gelatina de ovas, couve kimchi, sushi, camarão e sardinha”, numa mistura tão surpreendente como deliciosa.

Segue-se outra criação forte deste mês: o Yakimono, “enguia grelhada com cogumelos, molho unagi tare, pickles de couve mostarda chinesa, laranja desidratada”.

Notícias ao Minuto© Katya Delimbeuf

O estômago é então reconfortado com o Shiizakana, um “fondue de caldo de cogumelos shiitake com pato, couve pak choi, nabiças, alho francês, cenoura e enoki”, antes de fazer espaço para o Agemono, um “Rolo de camarão, cebolo e peixe panado com molho de ameixa em conserva de especiarias”.

Agora, é tempo para o Sushi, um “nigiri e gunkan de peixes e mariscos da nossa costa”. A sopa de miso (Misoshiru) coloca a última camada de conforto na barriga antes de acolhermos o Dezato, um  “Fondant de chocolate negro com compota de Kumquat, gelado de goiaba roxa e pomelo, espuma de azedas”. A cereja (em conserva ou não) no topo do bolo desta ementa marcada pelas experiências gastronómicas de Paulo Morais ao longo do seu tempo neste templo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório