Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Bom dia! Se acorda sempre cansado tenha em atenção esta doença

Acordar sempre cansado “pode ser um sinal precoce de doença de Alzheimer”, avisam os especialistas.

Bom dia! Se acorda sempre cansado tenha em atenção esta doença

Espera-se que um dia rastreadores semelhante aos de fitness sejam capazes de monitorizar os padrões de sono dos indivíduos e que possam assim ajudar a detetar os primeiros sinais de demência anos antes da doença afetar radicalmente a memória e capacidade mental dos indivíduos.

Uma equipa de investigadores apurou que acordar constantemente cansado e dormir consecutivamente mal pode ser um sinal precoce da doença degenerativa cerebral.

Testes realizados revelaram que os indivíduos que são incapazes de dormir um sono profundo – com o qual se acorda revitalizado – apresentam níveis maiores de uma proteína tóxica presente no cérebro.

Níveis elevados da proteína tau são um sinal de alarme que indica a predisposição para o aparecimento da doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência.

O médico Brendan Lucey, investigador na Universidade de Washington St Louis, disse em declarações à revista TIME: “medir a qualidade do sono dos indivíduos através de rastreadores poderá ser uma forma eficaz e não invasiva de detetar a doença de Alzheimer antes de surgir ou logo no inicio, antes da condição começar a afetar a memória e o raciocínio”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório