Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Por que vê comida em todo o lado quando está a tentar emagrecer?

Se está a tentar perder peso poderá de repente começar a ver os seus alimentos preferidos para onde quer que olhe e não, não é impressão sua… a ciência explica.

Por que vê comida em todo o lado quando está a tentar emagrecer?
Notícias ao Minuto

09:00 - 18/01/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Janeiro traz consigo as resoluções de Ano Novo e entre as quais perder peso perfaz grande parte destas decisões para mudar de vida.

Porém, emagrecer não é de todo tarefa fácil e sobretudo após os excessos das festas.

E sim, é normal que no momento em que decide seguir um regime de restrição calórica comece igualmente a ter a impressão de que está constantemente a ser confrontado com os seus alimentos favoritos…

Um estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que pensar em comida – mesmo que seja em evitá-la – nos torna mais propensos a estarmos especialmente atentos à comida que nos rodeia.

Para efeitos daquela pesquisa, foi requerido a 43 voluntários com excesso de peso e obesidade e a 49 participantes que tinham um peso saudável para que memorizassem uma fotografia que retratava um alimento.

De seguida foi pedido aos participantes que localizassem um circulo o mais rapidamente possível, enquanto que ignoravam a posição de um quadrado presente no mesmo ecrã.

Em algumas das experiências realizadas o circulo foi emparelhado com a fotografia de um alimento, enquanto que noutras o quadrado é que passou a incluir a imagem também de um alimento.

Os resultados revelaram que os participantes consideraram ser mais problemático localizar o circulo quando o alimento estava emparelhado com o quadrado.

Suzanne Higgs, que liderou a experiência, disse: “Achamos que simplesmente pensar em comida aumenta a probabilidade de comermos em excesso, porque desse modo a pessoa está mais sensível à presença de comida no ambiente e, a longo prazo, este tipo de alimentação oportunista pode provocar o ganho de peso”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório